Entregas do Airbus A320neo já superam as do A320

Fabricante entregou 185 unidades dos jatos de nova geração neste ano, o que representa quase 54% das entregas do A320
Avião mais vendido da Airbus: o A320neo estreou no início de 2016 (Airbus)
Avião mais vendido da Airbus: o A320neo estreou no início de 2016 (Airbus)
Avião mais vendido da Airbus: o A320neo estreou no início de 2016 (Airbus)
Avião mais vendido da Airbus: o A320neo estreou no início de 2016 (Airbus)

A nova família de aeronaves A320neo da Airbus ultrapassou o A320 da geração passada em volume de entregas em 2018, com a versão remotorizada já respondendo pela maioria das unidades entregues neste ano, segundo números divulgados pela fabricante em sua página sobre encomendas e entregas de aeronaves (orders and deliveries) até agosto.

Como apurou o FlightGlobal, o ponto de inflexão entre as aeronaves das duas gerações foi alcançado entre 28 e 30 de julho, quando as entregas de um A321neo à SriLankan Airlines e a subsequente transferência de jatos A320neo para Avianca, Go Air e IndiGo Airlines levaram o modelo mais recente à liderança no quadro dos aviões mais entregues pela Airbus.

A Airbus entregou neste ano 349 jatos de corredor único, incluindo cinco A220 (ex-Bombardier CSeries). Deste montante, 185 unidades eram da família A320neo (127 A320neo e 58 A321neo) e 159 da série anterior, hoje chamada de “A320ceo”. Isso significa que os modelos da nova geração já respondem por quase 54% das entregas do A320.

O A320neo estreou na aviação comercial em janeiro de 2016 com a companhia Lufthansa, da Alemanha. No Brasil, a aeronave com motores mais eficientes e novos elementos aerodinâmicos, é operada pelas companhias Azul, Avianca e Latam. Desde sua introdução no mercado, a Airbus já entregou mais de 430 jatos da família A320neo e soma mais de 5.700 pedidos (incluindo encomendas pelo novo A319neo, que ainda não estreou).

No total, a Airbus entregou 434 aeronaves nos oito primeiros meses deste ano. Além dos modelos A320 das duas gerações, a conta ainda inclui cinco modelos A220, 27 A330, 51 A350 e mais oito A380.

Desde sua introdução no mercado, a Airbus já entregou mais de 430 jatos da família A320neo e soma mais de 5.700 pedidos (incluindo encomendas pelo novo A319neo, que ainda não estreou). A fabricante ainda tem pedidos para mais 250 jatos da série A320ceo.

O primeiro voo do A320 foi realizado no dia 22 de fevereiro de 1987 (Airbus)
O primeiro voo do A320 foi realizado no dia 22 de fevereiro de 1987 (Airbus)

A troca de posto de avião mais entregue da Boeing também não deve demorar a acontecer. A fabricante entregou 100 unidades do novo 737 MAX até o final de julho deste ano, de um total de quase 300 737, cuja geração anterior, a Next Generation, também segue em produção e ainda com uma grande lista de pedidos.

Nota do editor: A Boeing não deve ter pensado no futuro quando escolheu o nome “737 Next Generation” (“Próxima Geração”, em inglês)…

Veja mais: Azul vai receber jatos Airbus A321neo em 2019

Previous Post
(PD Aerospace)

Empresa do Japão quer levar turistas ao espaço até 2023

Next Post

Com embargo do Ocidente, Sukhoi pode fazer SuperJet 100% russo

Related Posts