Espanha é a nova cliente do Airbus MRTT

Aeronave de transporte e reabastecimento foi encomenda pela Força Aérea, que receberá três unidades, uma delas convertida de um A330 da Iberia
Montagem de um MRTT com as insígnias da Espanha (Airbus)

A Força Aérea da Espanha será a mais nova operadora do jato de transporte militar MRTT (Multi-Role Tanker Transport), da Airbus.

O Ministério da Defesa do país assinou um acordo para receber três aeronaves. Um dos aviões será um A330 pertencente à Iberia que será convertido até 2024. O primeiro MRTT, no entanto, será entregue em 2023 e o último, em 2025.

O MRTT espanhol será equipado com sistema de reabastecimento de mangueira e drogue e um kit de evacuação médica específico (MEDEVAC) nas instalações da Getafe, subsidiária da Airbus na Espanha.

“Com a adição do A330 MRTT à sua frota, a Força Aérea Espanhola adquire uma nova capacidade comprovada, que irá aprimorar e apoiar as operações no exterior, bem como as missões de evacuação médica, nas quais a aeronave desempenhou um papel fundamental durante o Covid-19 crise pandêmica em todo o mundo”, disse Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo de aeronaves militares da Airbus.

Baseado no A330-200, o MRTT pode transportar 111 toneladas de combustível, além de levar 300 soldados ou 45 toneladas de carga.

Segundo a Airbus, existem atualmente 51 MRTT em operação em 13 clientes. A Força Aérea Brasileira é uma das interessadas na aeronave, segundo relatos do governo Bolsonaro. A ideia seria adquirir dois aviões para ocupar o nicho deixado após a devolução de um Boeing 767-300 alugado.

Total
8
Shares
0 0 votes
Article Rating
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
francisca.rabelo327@unisantanna.edu.br
21 dias atrás

Fico aqui imaginando o investimento do nosso governo mensal na locação de um Boeing 767, Se fizer um levantamento e provável que já deu para pagar uns 3 desses…
Alguém tem a informação de valores em investimentos mensais?

Previous Post

Rússia mostra os caças Su-57 e ‘Checkmate’ juntos pela primeira vez

Next Post

Opinião: FAB deu tiro no pé no programa KC-390

Related Posts