Esse eVTOL da Archer consegue pousar e decolar como um avião comum
Midnight pode ser o primeiro eVTOL a chegar ao mercado de aviação

A Archer, startup de aviação focada em eVTOL e apoiada pelo grupo Stellantis, deu um passo importante no processo de certificação do modelo Midnight.
O Archer Midnight está sendo avaliado pela Força Aérea dos Estados Unidos e é um dos muitos concorrentes do eVTOL da EVE, empresa pertencente à Embraer.
Recentemente, a Archer realizou um voo com seu Midnight, que está bem perto da produção seriada, fazendo-o pousar e decolar como um avião comum.
Como se sabe, o eVTOL tem como característica decolar e pousar como um helicóptero, ou seja, verticalmente, realizando o traslado em voo sustentado como um avião.

Todavia, as vantagens de pousar e decolar usando a sustentação da aeronave, garantida pela área alar e velocidade, ajudam a reduzir o consumo de energia e ampliam a atuação em pistas certificadas.
O voo foi o primeiro da empresa com o Midnight pilotado e eles utilizaram um aeroporto não revelado para atingir uma velocidade máxima de 201 km/h e 457 metros de altitude.
Para isso, o Archer Midnight usou 6 dos 12 motores elétricos, sendo estes posicionados no bordo de ataque das asas, enquanto os demais, nos bordos de fuga, permaneceram desligados.

Em pouso e decolagem verticais, todos são utilizados, o que permite reduzir a área para operações, embora com consumo de energia bem superior.
Seja como for, essa é a função padrão do Midnight por ser um eVTOL, focado no transporte de passageiros e cargas leves em zonas urbanas densas, bem como operações militares.

Ágil, o Archer Midnight terá sua produção iniciada ainda em 2025, com as primeiras entregas em 2026, sendo que empresas como United Airlines e Ethiopian Airlines, por exemplo, estão entre os clientes.
Com alcance operacional de 160 quilômetros e velocidade máxima de 241 km/h, o Midnight estará no Paris Air Show 2025 e será o eVTOL oficial dos Jogos Paralímpicos de 2028, em Los Angeles.