As forças armadas dos Estados Unidos determinaram o aterramento da frota de aeronaves V-22 Osprey, fabricadas pela Bell e a Boeing.
A suspensão dos voos ocorre após mais um grave acidente com o modelo, um veículo misto de avião com helicóptero, graças aos rotores basculantes.
Em 29 de novembro, um CV-22B da Força Aérea dos EUA (USAF) caiu na costa de Yakushima, no Japão, durante uma missão de treinamento e que vitimou os oito ocupantes.
As Forças de Autodefesa do Japão, que operam 14 Osprey e são seus únicos clientes fora dos EUA, já havia determinado o aterramento das suas aeronaves dias atrás.
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Segundo o comandante do Força Aérea na região, “informações de investigação preliminar indicam que uma possível falha de material causou o acidente, mas a causa subjacente da falha é desconhecida neste momento”.
A medida foi seguida pela Marinha dos EUA e pelos Fuzileiros Navais, que são os maiores operadores da aeronave, com 288 MV-22 Ospreys.
A USAF possui 52 CV-22 enquanto a Marinha tem uma mistura de 27 MV-22 e CV-22, além de outras aeronaves encomendadas.
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Histórico de acidentes
Lançado nos anos 80, o V-22 Osprey foi um projetado desenvolvido por muitos anos, desde que a Bell realizou voos com aeronaves conceito como o XV-15.
O propósito era conseguir um compromisso que unisse numa mesma aeronave as características de pouso e decolagem de um helicóptero com a capacidade de carga e velocidade de um avião turboélice.
A solução foi tornar as hélices móveis, produzindo sustentação na vertical e empuxo na horizontal, conceito chamado de “tiltrotor” em inglês. Para isso, o Osprey foi concebido com asas de pequena envergadura e motores basculantes instalados nas pontas.
O voo inaugural do protótipo, que contou com a participação da Boeing no projeto, ocorreu em 19 de março de 1989, mas o V-22 somente entrou em serviço 18 anos depois, em 2007.
![O V-22 Osprey foi desenvolvido a partir do Bell XV-15 (NASA)](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2019/03/XV-15_takeoff-960x526.jpg)
Desde então, cerca de 400 aeronaves foram produzidas, mas 16 delas perdidas em acidentes, além de diversos incidentes durante os 16 anos em serviço.
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Um dos problemas crônicos do Osprey envolve o sistema de embreagem, que atrasou o programa por vários anos. É a segunda vez que os Estados Unidos aterram todos os seus V-22.
![A entrada em serviço do V-280 ainda depende da aprovação dos EUA (Bell Helicopter)](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Bell_v280_01-960x640.jpg)
Mais aeronaves tiltrotor a caminho
Atualmente, o Osprey é o único tiltrotor em serviço no mundo. A Leonardo, no entanto, está perto de certificar um modelo civil, o AW609, que teve o projeto iniciado pela Bell e a Boeing nos anos 90.
O Exército dos EUA, que desistiu de encomenda V-22 logo no início do programa, selecionou o V-280 Valor, da Bell, como substituto do Sikorsky UH-60 Black Hawk.
O V-280 representa a segunda geração das aeronaves tiltrotor e tem com uma das principais diferenças uma configuração em que apenas os rotores e eixos de transmissão giram, mantendo os motores fixos na horizontal.