Estudo mostra partes mais seguras do avião em casos de acidentes

Levantamento da revista Time aponta que quem viaja no meio e nas últimas fileiras da aeronave tem mais chances de sobreviver em caso de queda
A taxa de mortalidade é de 32% para quem viaja na parte traseira da aeronave, contra 39% de quem vai na frente (Imagem - Revista Time)
A taxa de mortalidade é de 32% para quem viaja na parte traseira da aeronave, contra 39% de quem vai na frente (Imagem – Revista Time)
A taxa de mortalidade é de 32% para quem viaja na parte traseira da aeronave, contra 39% de quem vai na frente (Imagem - Revista Time)
A taxa de mortalidade é de 32% para quem viaja na parte traseira da aeronave, contra 39% de quem vai na frente (Imagem – Revista Time)

Uma pesquisa elaborada pela revista Time baseada em dados da Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), mostrou que as fileiras do meio e da traseira de uma aeronave são as partes mais seguras para se viajar. O estudo foi realizado a partir de análises de acidentes aéreos com sobreviventes e mortos nos últimos 35 anos.

Portanto, estatisticamente, quem viaja nessas fileiras têm maiores chances de sobreviver no caso do avião se acidentar. A revista ainda destaca que nas fileiras do meio as chances aumentam quando uma pessoa senta do banco do meio, entre outros dois passageiros. Já o fundo do avião, nas últimas poltronas, é o lugar onde são encontrados mais sobreviventes.

O estudo mostra que o índice de mortes, nos casos analisados, é de 32% para quem viaja na parte traseira da aeronave. Já nas porções central e frontal da aeronave, os números vão para 39% e 38%, respectivamente.

O lugar mais “perigoso”, de acordo com a revista, são os assentos no corredor e no meio da cabine, com índice de 44% de mortalidade. Entretanto, após o acidente, quem viaja nessa parte fica mais perto das saídas de emergência.

Como a própria revista afirma, voar é muito seguro, especialmente quando comparado a outros meios de transporte. A pesquisa aponta que as chances de perder a vida em um acidente de carro é de 1 para 112 e de moto sobe para 1 em 900. Na aviação a relação é de 1 em 8.000.

Vídeo da Revista Time:

Veja mais: Jardim holandês reduz pela metade ruído de aeroporto

Total
0
Shares
57 comments
  1. toma vergonha GOL, mandar para imprensa nacional que vai ter “snak” gratis nos voos??????……onde voces vâo chegar??????

  2. Tudo balela. Se cair no mar explode e afunda, se cair na terra pega fogo, explode e todos morrem.

  3. Acidentes aéreos com sobreviventes geralmente ocorrem ainda em solo ou quando o comandante é obrigado a abortar a decolagem devido a algum problema. Por que, nos casos em que o acidente ocorre em pleno voo, você pode estar sentado na fileira do meio, longe dos motores ou no fundo do avião, não importa. Vai pro saco preto de qualquer jeito.

  4. Agora as aéreas vão cobrar taxa extra para assento com menor probabilidade de óbito…. de assento conforto para assento sobrevivente….

  5. Todos sabemos que quando um avião cai morrem todos. É muito raro que alguém sobreviva então nem vale a pena se preocupar com isto.

  6. Bem todo mundo sabe que quando os aviões caem, há poucas chances de algum sobrevivente.
    Os engenheiros deveriam inventar algum dispositivo na traseira dos aviões tipo paraquedas de alta resistência para diminuir o impacto no solo, tipo paraquedas usados para parar os Dragster em corridas, só que em proporção maior, acho que os sobreviventes aumentariam.

  7. 32%, 38%. 39% e 44% de casos de morte em acidentes aéreos, é?! Agora falta eles dizerem para o Mundo onde estão escondidos os sobreviventes destes desastres. Até onde eu sei, caiu avião, foi para o saco (pelo menos a maioria dos jornais noticia isso).

  8. Esta pesquisa chega a ser hilária. Acidentes com aeronaves raramente deixa sobreviventes. Quem fez esta pesquisa deve ser um Super-Homem extremamente otimista e sonado.

  9. Dizem que os aviões são o meio mais seguro de transporte, nunca acreditei nisso, muitos acidentes de avião tem acontecido com maior frequência, e não sobra uma alma para contar história. Na verdade eu acredito que o avião seja um meio de transporte de risco, a qualquer momento algo pode acontecer.

  10. Isso só pode ser piada né???? Se uma aeronave cair mesmo é quase impossível ter sobreviventes.

  11. ao inves de perderem tempo com esses estudos ,deviam estudar uma forma de minimizar o impacto…. boa essa dos paraquedas !!! já é um começo….

  12. Está tudo muito bem, mas se chegou a sua hora, vc está saindo do estacionamento do aeroporto e um Cesna cai em cima do seu carro. Se puxarem a sua ficha, não importa se vc está lá ou cá. Deu a hora vai para o saco!

  13. Fala sério né…………………

    Falando em viagem, viajei esse final de semana para o Rio, e não é que a GOL agora está vendendo seus lanches. Fala sériooooooooooooooo.

  14. Pois sim!
    Toda vez que ouço falar num acidente aéreo, morre todo mundo! De quem está na primeira à última fila, vai todo mundo pro céu, lugar nenhum é seguro.

  15. se isso mesmo fosse verdade quando um avião sofresse um acidente teria sobreviventes. isso é uma vergonha uma matéria dessa. o lugar mais seguro é na caixa preta. kkk

  16. Thiago, eu acho que o vôo mais seguro é o de Boeing, por companhias que respeitam seus clientes. É só comparar o número de acidentes que ocorrem com Boeing e Air Bus. A menos que a imprensa mundial esconda os acidentes com Boeing…

  17. Não melhoram os índices de segurança de um avião porque é mais barato pagar indenização por morte que por sequelas!
    Mas ainda continua sendo o maiô mais seguro de viajar!

  18. Vocês não pesquisam não é? São diversos acidentes de avião que caíram em pleno voo com sobreviventes, deem uma pesquisada no Google. É raro mas não é impossível.

  19. Não tem meio, dianteira ou traseira. caiu morreu !! pode ser que a pessoa fique menos machucada e menos deformada nessas fileiras citadas …mas vai pro saco de qualquer jeito !!

  20. o saco preto é o destino de todos, claro. é uma viagem segura mas tocada por seres humanos que falham

  21. Luciano Huck, Angélica e as babás mostram que tem gente que escapa de acidente aéreo sim. Acredito que eles contam tudo nessa estatística, inclusive pousos forçados, como o do casal global.

  22. Maior lerdeza este artigo aí! acidente não escolhe em qual posição e onde irá acontecer, resumindo; gente que não têm o que fazer.

  23. Convenhamos, voar é um dos meios de transporte mais seguros em condições normais, mas por outro lado as vítimas de acidentes são fatais porque não existe muita segurança para um meio de transporte que trafega em condições tão severas, altitude, frio, compressão, panes elétricas e tanques de combustível próximos dos passageiros. Se o vôo apresentar problema sério, as chances de sobreviver são quase inexistentes.

  24. Por isso nos obrigam a afivelar os cintos de segurança durante os pousos e decolagens, onde acontecem 99 % dos acidentes, para que nossos corpos sejam reconhecidos pelo lugar que estejamos sentados conforme o cheque-in, mas qdo acontece um acidente, quem está na traseira do avião tem uma chance maior de sobreviver, pois a onda de choque é absorvida pelos assentos frontais.

  25. Concordo com o Wanderley já existe tecnologia para criamos um avião de passageiro com paraquedas de alta resistência. E a primeira empresa que criar esse avião será dona de todas as outras empresas de tão rica que ficará.

  26. Alguém já viu avião reformado?
    Rsrsrsrs…portanto, em caso de acidente, todos se Fo….

  27. Meu amigo, você escolher o lugar que quiser no avião, mas o que é “seu” já está guardado, nao tem como escapar 🙂 Veja o exemplo do avião que foi jogado contra os Alpes.

  28. É um assunto para muitas polêmicas afinal, acidentes ocorrem de formas variadas e nunca repetidas, mas eu sempre optei por voar nas últimas poltronas (ainda recentemente falei sobre os espaços que haviam em alguns Electras da Varig) por acreditar que o cone da traseira possui um elenco de estruturas que geralmente se mantém incólume, mas isto não significa que os órgãos internos do corpo suportarão os fortes impactos que podem levar à morte.

  29. pesquisa esquisita, já estão vendendo lanche agora falta cobrar mais caro por lugar dentro da aeronave. quem preferir a traseira paga mais.

  30. O lugar mais seguro para se viajar no avião é… dentro da Caixa Preta.
    Ela dificilmente é destruída e é a primeira que os caras procuram!!!!!!!!!

  31. Falando sério, o que vai definir a sobrevivência é o tipo de impacto da aeronave… No acidente de Le Bourget da Varig, alguns passageiros foram encontrados ainda sentados com os cintos afivelados, sufocados pela fumaça e aguardando um socorro que nunca virá!! No Tam 3054, os passageiros foram encontrados sentados nos seus assentos, TODOS com os pescoços quebrados pela súbita desaceleração ao colidir contra o prédio… O acidente que matou o filho do presidente Kirchner na Argentina, no helicóptero o impacto veio de baixo para cima, moendo a cervical de todos a bordo…
    Daí concluo que a localização ajuda, mas não resolve, devido a natureza do acidente.

  32. Hahaha! Ficar lendo os comentários aqui é realmente divertido! Aquela de “se cair na ilha de lost a chance é de mortalidade é de 2%” foi a melhor! A verdade é que se seu dia chegar não vai adiantar muito escolher assento. Não viram por exemplo aquele acidente em SP onde um carro foi esmagado por dois ônibus e o motorista saiu ileso? Pois então…simplesmente não era a hora dele. Com aviões não será diferente. Como diria a Marta Suplicy “relaxa e goza”.

  33. Quanta besteira concentrada … quem duvida da possibilidade de sobrevivência num acidente aéreo lembre-se do acidente do 777 da Asiana 214, em San Francisco, há 2 anos. Somente duas pessoas mortas, em 307 a bordo – sendo uma delas atropelada pelas equipes de resgate. Já com relação a cobrar mais pelos assentos mais “seguros”, isso era comum nos primórdios da aviação comercial, quando os assentos traseiros eram mais caros – até que ficou claro que não há uma correlação tão forte assim entre a localização dos assentos e as fatalidades. há casos de pessoas sentadas na mesma fileira de 3 poltronas em que umas sobrevivem, e outras não. O artigo é mistificação pura – ou falta do que escrever.

  34. Na verdade quiseram dizer que quem senta nesses lugares tem mais chance de ter o corpo reconhecido no meio dos destroços…acho que é isso.

  35. Sandra:

    O que eu quero é passagem barata, e um certo conforto para voar, se quiser uma boa refeição eu procura um bom restaurante. No caso ao qual você se refere, ou seja, trechos curtos ( em média 2 horas ) não vejo necessidade de comida. Lembro-me da Varig, traziam realmente comida ( por sinal horrível – comida de avião é ruim ) e cobravam algo que em valores atuais seria em torno de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00 para um trecho entre Rio X Florianópolis X Rio. Não obrigado, prefiro ficar sem comer.

  36. “Mano” não entendi a “parada” do 1/112 e 1/900 eu tinha quase certeza que morria mais gente de acidente de moto que de carro, ou pode ser que o “manolo” vinholes não tenha trago os dados corretos.

    kkkk

    Vamos todos andar de moto !!!

  37. O navio parece ser um meio de transporte mais seguro do que o avião. O Brasil é o país que mais teve desastres aéreos da história. Dizem que o avião é o meio de transporte mais seguro, mas isso não diz nada, pois quando não é problema técnico, é erro humano, ou até mesmo espiritual.

Comments are closed.

Previous Post

Caças Gripen têm incidente “pirotécnico” com aviões russos

Next Post
Avião de ataque Su-25 com as cores do Iraque. Aparelhos são utilizados contra as forças do Estado Islâmico (Foto - Wikipedia)

Caça iraquiano derruba bomba em bairro de Bagdá por acidente

Related Posts
Total
0
Share