Eve anuncia parceria com Thales para desenvolver eVTOLs no Brasil

Empresa francesa vai colaborar com a subsidiária da Embraer para desenvolver sistemas para aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical
EVE-100: primeiros eVTOLs da Embraer devem chegar ao mercado em 2026 (Embraer)

Gigante no setor de soluções tecnológicas para a indústria aeroespacial, a empresa francesa Thales é o novo parceiro estratégico da Eve, subsidiária da Embraer focada em projetos de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês).

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (20), a Eve afirma que terá o apoio da Thales para desenvolver sua aeronave de decolagem e pouso vertical no Brasil. Iniciada em janeiro deste ano, mas formalizada somente agora, a parceria entre as empresas contempla uma série de estudos conjuntos na área de UAM que serão executados por um período de 12 meses.

Os estudos conjuntos, de acordo com a Eve, contemplam aspectos técnicos, econômicos e sobre a viabilidade de uma aeronave com motorização 100% elétrica. A Thales, por sua vez, vai contribuir no projeto com sua experiência no desenvolvimento de sistemas aviônicos, elétricos, de controle de voo, navegação, comunicação e conectividade.

As equipes da Embraer e da Eve que trabalham no projeto do eVTOL terão suporte do Centro de Tecnologia Espacial da Thales, em São José dos Campos (SP) e do Centro de Aeronaves, em São Bernardo do Campo (SP), além da participação de engenheiros da companhia francesa baseados na França, Canadá e Estados Unidos.

“Esta parceria fortalecerá a posição da Eve como líder no mercado global e nosso compromisso em oferecer um novo modo de transporte urbano eficaz e sustentável. A Embraer é líder no setor de aviação no Brasil e no mundo e tem parceria com a Thales há mais de trinta anos. Agora, a Eve vai alavancar essa parceria também”, disse André Stein, co-CEO da Eve.

A Eve já recebeu mais de 2.000 pedidos por veículos eVTOLs (Divulgação)

“A Thales está ativamente engajada no desenvolvimento da Mobilidade Aérea Urbana. Estamos orgulhosos de dar um novo passo no Brasil, juntando-nos à Eve em um projeto que pode ser um divisor de águas para a mobilidade urbana sustentável em todo o mundo”, disse Yannick Assouad, vice-presidente executivo de Aviação da Thales. “Essa indústria vem para ficar e trará muitas vantagens para o País, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente, devido ao uso de energia limpa”.

A meta da Eve é entregar os primeiros eVTOLs a partir de 2026. A empresa já conta com cerca de 2 mil aeronaves encomendadas, incluindo pedidos das empresas brasileiras Helisul e Flapper. O primeiro “carro voador” da empresa brasileira atende pelo nome EVE-100.

A nova divisão da Embraer, com a colaboração de parceiros, também participa do desenvolvimento de todas as etapas e tecnologias necessárias para habilitar o mercado UAM. É uma atuação que compreende a criação de bases de serviços e redes de suporte, pontos de embarque e desembarque de passageiros, adaptações nos regulamentos de tráfego aéreo e pontos de recarga elétrica.

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