Eviation transfere avião elétrico Alice para Moses Lake em preparação para voo inaugural

Local no estado de Washington possui um dos centros de testes de aeronaves mais concorridos dos EUA; primeiro voo do Alice deve ocorrer em breve
Concepção artística do Alice, avião elétrico da Eviation; início das entregas é previsto para 2024 (Eviation)

Região notória dos Estados Unidos por abrigar importantes centros de testes de aeronaves, Moses Lake, no estado de Washington, tem um novo “residente” temporário. Trata-se do protótipo do avião 100% elétrico Alice, que é projetado pela startup israelense Eviation Aircraft.

Segundo o Air Current, recentemente, o Alice foi transferido por terra do aeroporto de Arlington, também em Washington, onde passava por ensaios de solo, para o novo local de testes, onde a fabricante afirma que será executado o voo inaugural da aeronave, embora ainda não tenha informado uma data.

Inicialmente, a Eviation planejva voar com o Alice a partir de sua nova sede em Seattle, no norte de Washington, mas depois de finalizar os testes de solo, decidiu realocar a aeronave para o centro em Moses Lake.

Agora baseado no Aeroporto Internacional de Grand County, que possui uma pista com quase 4 km de comprimento (e que no passado servia como local de pouso alternativo para os Ônibus Espaciais da NASA), o Alice contará com um vasto espaço aéreo exclusivo para testes de voo.

A Eviation corre contra o tempo para realizar o voo inaugural de seu avião elétrico, que já foi adiado duas vezes. A princípio, a empresa havia planejado a primeira surtida da aeronave para o segundo trimestre de 2021 e, em seguida, reprogramou o teste para o quatro trimestre do ano passado, prazo que também não foi concretizado.

Avião do futuro

O Eviation Alice é um forte candidato a ser o primeiro avião elétrico de passageiros do mundo projetado do zero, ao contrário de outras iniciativas que consistem na conversão de aeronaves com motorização convencional.

O Alice é um bimotor elétrico com fuselagem de material composto projetado para embarcar nove passageiros, além de dois pilotos. Segundo o fabricante, o avião terá autonomia de até 815 km a velocidade de cruzeiro de 463 km/h. A empresa também planeja construir uma versão cargueira da aeronave, o Alice eCargo, com capacidade para cerca de 1.000 kg de carga.

A primeira empresa a encomendar o Alice foi a Cape Air, uma tradicional companhia aérea subregional dos EUA que assinou um carta de intenções para adquirir até 75 exemplares. O avião elétrico israelense também recebeu pedidos do Deutsche Post (Correio da Alemanha) e da transportadora de cargas DHL. As primeiras entregas são previstas para meados de 2024.

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