O Super Tucano será um dos destaques no evento da FAB em Campo de Marte (FAB)

O Super Tucano será um dos destaques no evento da FAB em Campo de Marte (FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB) promove no próximo domingo (4) o evento “Portões Abertos” em São Paulo (SP), no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no aeroporto Campo de Marte. A entrada é gratuita e o espaço ficará aberto das 9h às 17h.

O público poderá conhecer de perto algumas das principais aeronaves da FAB, como o caça F-5 e o avião de ataque A-29 Super Tucano. Também está confirmada a presença dos aviões de transporte C-105 Amazonas, C-98 Caravan, C-97 Brasília e o C-95 Bandeirante, além dos modelos de treinamento T-25 Universal e T-27 Tucano e o helicóptero H-60 Blackhawk.

Em comunicado, a FAB revelou que espera um aumento do público no evento deste ano. No Portões Abertos de 2014, cerca de 100 mil pessoas visitaram o PAMA-SP. O acesso ao espaço da força aérea no Campo de Marte é pela Avenida Santos Dumont, número 2.241. Não é permitida a entrada de visitantes com animais, bicicletas, skates e similares.

Portões abertos pelo Brasil

O evento não vai acontecer somente em São Paulo. As bases da FAB em São José dos Campos (SP), Manaus (AM) e Guaratã do Norte (MT) também abrirão seus portões ao público no domingo, com diferentes atrações e também com entrada gratuita.

A FAB espera reunir mais de 100 mil visitantes no evento em Campo de Marte (FAB)

A FAB espera reunir mais de 100 mil visitantes no evento em Campo de Marte (FAB)

Em São José dos Campos, na base do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), os principais destaques serão o show de acrobacias da Esquadrilha da Fumaça e a apresentação de uma maquete em escala real do caça Gripen NG, que será incorporado a frota da FAB a partir de 2019. O acesso ao DCTA é pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.941.

O Portões Abertos na Base Aérea de Manaus (BAMN) vai reunir aeronaves de transporte e ataque, além do poderoso helicóptero AH-2 Sabre. O evento da capital amazonense tem entrada franca, mas quem levar um quilo de alimento não perecível concorrerá a um voo panorâmico pela cidade. O acesso ao BAMN é pela Avenida Rodrigo Otávio, 770.

O principal destaque no evento em Guaratã do Norte, onde fica o Campo de Prova Brigadeiro Velloso, será a apresentação do avião de patrulha marítima P-3 Orion, atualmente a maior aeronave da FAB. Também estarão presentes aviões de ataque e será realizada demonstrações de rapel em helicóptero.

Veja mais: Helicópteros da FAB treinam pela primeira vez com mísseis