FAB recebe o terceiro avião-radar E-99M modernizado

Aeronave baseada no jato regional ERJ 145 foi fornecida pela Embraer em 2002 e passou por um processo de atualização em seus sistemas
O terceiro E-99M da FAB

A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) o terceiro E-99M, variante modernizada do avião-radar baseado no jato regional ERJ 145.

O programa de atualização da aeronave foi iniciado em 2012 com o intuito de substituir sistemas e equipamentos do modelo, utilizados no controle e alarme do espaço aéreo em voo.

Segundo a FAB, “a aeronave modernizada conta com cinco consoles atualizados no estado da arte em sistemas de comando e controle, com recursos modernos e com operação mais intuitiva. As aeronaves são dotadas com novos rádios com capacidade de comunicações seguras de voz e de dados, detecção de alvos a baixa altura e de guerra eletrônica ampliadas, além de modificações estruturais para melhor desempenho dos operadores”.

Participam do projeto de modernização a Saab, a Aeroelectronica International e a Rohde & Schwarz, além da Embraer, que utiliza as instalações de Gavião Peixoto para executar o serviço.

O programa foi iniciado em 2012 e é realizado nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (FAB)

A aeronave estava em serviço há 18 anos, tendo voado quase 30 mil horas em missões de monitoramento do espaço aéreo brasileiro. A FAB possui cinco unidades de AEW, sigla para alerta aéreo antecipado, além de três R-99 destinados a reconhecimento aéreo.

“Hoje, a FAB recebe o terceiro E-99 modernizado, agora na versão mais atualizada denominada Certificado Suplementar de Tipo Provisório (CST-P), com mais de 90% das funcionalidades e requisitos implementados. Essa aeronave evidencia o progresso no projeto de modernização do E-99, inaugurando novos tempos na vanguarda da nobre missão de controle e alarme em voo, enchendo os nossos corações de esperança e realimentando o vigor que outrora fez diferença para o Brasil”, afirmou o Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

Total
0
Shares
Previous Post

Suspensão dos voos da Itapemirim afetou pelo menos 46 mil passageiros

Next Post

Qatar Airways entra com processo judicial contra Airbus

Related Posts
Total
0
Share