FAB recebe terceiro e último avião de busca e salvamento SC-105 Persuader

Entrega foi realizada pela Airbus no dia 9 de dezembro na Espanha, Avião seguiu na sexta-feira para o Brasil
O terceiro SC-105 da FAB (Força Aérea)

 

O terceiro SC-105 da FAB (Força Aérea)

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu na quarta-feira (09) o terceiro e último SC-105 Persuader, aviãode busca e salvamento fabricado pela Airbus e que é baseada no turboélice CASA C-295MP. Designado FAB 6552, o avião decolou da Espanha na sexta-feira rumo à base aérea de Campo Grande, onde fará parte do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV), na Ala 5. O Pelicano já conta com os outros dois SC-105 entregues em junho de 2017 e novembro do ano passado, além de dois helicópteros H-60 Black Hawk.

“A Força Aérea Brasileira recebe um vetor estratégico que assegura a capacidade de realizar busca e salvamento em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados de responsabilidade do Estado brasileiro, ou ainda realizando missões de evacuação aeromédica, socorro em voo, e outras missões humanitárias em todo território nacional e na América do Sul”, disse o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues.

O Persuader conta com alguns equipamentos especializados na função SAR (Search And Rescue, Busca e Salvamento) como o radar EL/M-2022A localizado no nariz do aparelho e que pode vasculhar até 360 km em terra ou mar. Há também sensores ópticos e de infravermelho localizados num radome na parte inferior da fuselagem que ajudam a localizar objetos e pessoas em lugares mais fechados ou em alto-mar. Além disso, há quatro janelas em bolha (duas em cada lateral da fuselagem) destinadas aos tripulantes observadores, que monitoram visualmente o perímetro voado.

Além dos três SC-105, a FAB também utiliza os P-3 Orion e KC-390 em missões de busca e salvamento em toda a extensão do território brasileiro.

A Força Aérea é antiga operadora do turboélice espanhol. Em 2005, o Brasil encomendou 12 unidades da versão de transporte que foi batizada como C-105 Amazonas. Eles substituíram os veteranos C-115 Buffalo, fabricados no Canadá.

Interior da aeronave de busca e salvamento (FAB)

Veja também: Ssab entrega a primeira aeroestrutura do Gripen fabricada no Brasil

Total
175
Shares
Previous Post
Saab Gripen E - Força Aérea Brasileira

Saab entrega primeira aeroestrutura do Gripen fabricada no Brasil

Next Post
Antonov An-124

Novo recorde: Antonov An-124 transporta satélite de 55 toneladas

Related Posts
Total
175
Share