FAB testa no Hercules novo Sistema Datalink Engine Tático; veja como funciona

Equipamento permite a troca de informações entre aeronaves e estações em solo dispensando fonia; sistema também pode ser empregado no KC-390 Millennium
A FAB recebeu seus primeiro Hércules em 1964 (FAB)
Novo sistema de comunicação foi testado no Hercules do Esquadrão Gordo (FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB) testou com sucesso, em 16 de agosto, o novo Sistema Datalink Engine Tático (SDE-T) usando uma aeronave C-130 Hercules operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte, o popular “Esquadrão Gordo”.

O treinamento com o equipamento foi realizado a partir da Base Aérea de Florianópolis (SC), de onde a aeronave decolou para efetuar um lançamento de fardo numa zona determinada. A atividade fez parte do Exercício Técnico SAR (de Search and Rescue/Busca e Resgate).

Durante a missão de teste, o SDE-T serviu como meio de comunicação entre a aeronave e a equipe de solo, por intermédio da Estação de Telecomunicações Militar (ETM) “Tamoio”, localizada na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).

Na simulação, o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) pediu a verificação de uma coordenada geográfica situada a 70 milhas náuticas ao norte de Florianópolis. O objetivo era fazer uma passagem na vertical do ponto e verificar o que existia naquele local.

Coordenada geográfica do local a ser verificado foi enviada pelo SDE-T (FAB)

Uma imagem satélite de sensoriamento remoto foi enviada para a aeronave. Com base nas diretrizes do EMAER, os observadores a bordo seguiram os procedimentos a fim de que a informação fosse transmitida também por meio do SDE-T para a Estação de Telecomunicações Militar.

De acordo com a FAB, o teste do SDE-T foi um sucesso e demonstrou a capacidade do sistema de fornecer uma comunicação segura e confiável entre aeronaves e estações em solo. O sistema tem o potencial de melhorar a coordenação das operações aéreas e aumentar a eficácia das missões.

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O Encarregado da Esquadrilha de Guerra Eletrônica do 1°/1° GT e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do SDE-T, Suboficial Francisco Olegário da Silva, destacou a importância do novo sistema. “A inovação no processo de comunicação por datalink possibilita maior consciência situacional na área de busca ou teatro de operações, aprimorando a qualidade das informações tramitadas.”

verificação do ponto foi realizada com a aeronave em voo sem necessidade de comunicação via fonia e, ainda, por meio de arquivo de imagem. A FAB ainda adiantou que o SDE-T pode ser adaptado para a aeronave KC-390 Millennium, bem como para as demais aeronaves militares.

O SDE-T também pode ser adaptado no novo Embraer KC-390 Millennium (FAB)(Embraer)

Aplicações do SDE-T

O SDE-T é um sistema avançado de comunicação que permite a troca de informações entre aeronaves e estações em solo. Ele é utilizado em uma variedade de aplicações, incluindo:

Comando e controle: O SDE-T pode ser usado para transmitir ordens e instruções de comando para aeronaves em voo. Isso pode ajudar a melhorar a coordenação das operações aéreas e aumentar a eficácia das missões.

Inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR): O SDE-T pode ser usado para transmitir informações de ISR de aeronaves para estações em solo. Isso pode ajudar a melhorar a consciência situacional do comandante e tomar decisões mais informadas.

Suporte logístico: O SDE-T pode ser usado para transmitir informações logísticas de aeronaves para estações em solo. Isso pode ajudar a melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos e garantir que as aeronaves tenham o apoio necessário para realizar suas missões.

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