Fabricante LET, da República Tcheca, deixa de ser controlada por russos

Empresa que produz o turboélice L-410, que teve uma carreira conturbada no Brasil, era administrada pelo grupo russo UGMK desde 2008, mas voltou às mãos de investidores tchecos
O bimotor turboélice L-410 é o avião mais popular da LET, com mais de 1.200 unidades produzidas desde 1970 (Divulgação)

Uma das fabricantes de aviões mais antigas do mundo ainda em atividade, a Aircraft Industries – LET Kunovice, que era administrada pela mineradora russa UGMK, voltou às mãos de investidores da República Tcheca, terra natal da empresa fundada em 1936.

Em comunicado divulgado na quarta-feira (27), a LET confirmou que foi assumida pelo Omnipol Group, conglomerado da República Tcheca que oferece soluções de tecnologia para a indústria aeronáutica e de defesa – o grupo também controla a fabricante tcheca AERO Vodochody Aerospace, conhecida pelo jato militar L-39 Albatros. O valor da negociação, que envolveu 100% das ações da fabricante, não foi divulgado.

A UGMK fez sua primeira investida na LET em 2008, quando adquiriu uma fatia de 51% da empresa. Em 2013, o grupo russo consolidou sua participação, adquirindo os 49% restantes do fabricante tcheco sediado em Praga.

A LET ficou numa posição muito difícil depois da imposição de sanções comerciais contra a Rússia em função da invasão da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro. “Na atual situação de crise, era natural fazermos o nosso melhor para salvar o fabricante de aeronaves tcheco. É nosso dever manter e desenvolver ainda mais sua produção”, declarou Jiří Podpěra, presidente da Omnipol.

O presidente do grupo tcheco também adiantou que a diretoria da LET iniciou conversações para obter novos fornecedores de componentes para substituir suprimentos importados da Rússia. O principal produto da fabricante é bimotor turboélice utilitário L-410, avião que soma mais de 1.200 unidades produzidas desde 1970 e operado em mais de 60 países.

A aeronave voou em algumas companhias aéreas regionais no Brasil e um dos exemplares acabou sofrendo um acidente fatal em julho de 2011 quando decolava do Aeroporto dos Guararapes, em Recife. Na queda os 17 ocupantes morreram.

Let 410 que se acidentou em 2011 no Brasil (Rafael Nunes)

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