Fabricantes russas MiG e Sukhoi completam fusão

Marcas continuam integradas ao grupo aeroespacial estatal UAC, mas agora sob a mesma gerência
Caças Su-57 e MiG-35: sob um mesmo teto (UAC)

As fabricantes russas de aeronaves de caça Mikoyan-Gurevich (MiG) e a Sukhoi concluíram o processo de fusão e agora dividem a mesma estrutura administrativa. A junção entre as empresas foi confirmada nesta quarta-feira (1) pela UAC, grupo estatal que controla todos os grandes desenvolvedores aeronáuticos da Rússia.

O plano de fusão da MiG com a Sukhoi havia sido aprovado pelo conselho de administração da UAC em novembro de 2021, quando os acionistas das três companhias aprovaram a combinação de negócios. A junção também teve o aval da Rostec, corporação estatal que gerencia mais de 700 empresas de tecnologia da Rússia, incluindo os fabricantes aeroespaciais do país.

“A reestruturação implementada encerra uma etapa importante na transformação societária da UAC, que implica em particular, a transição do sistema de governança de três níveis para o sistema de governança de dois níveis na corporação. As marcas Sukhoi e MiG, fortes e conhecidas mundialmente, permanecerão produzindo aeronaves e os centros de design escolas de renome continuarão se desenvolvendo”, disse Sergey Chemezov, CEO da Rostec.

Primeiro caça “stealth” da Rússia, o Su-57 é produzido pela Sukhoi (Dmitry Zherdin)

Fundada em 2006, a UAC reuniu numa única corporação todos os grandes fabricantes aeronáuticos russos que enfrentavam dificuldades desde o fim da União Soviética. Além da MiG e Sukhoi, o grupo é composto pelas marcas Beriev, Ilyushin, Irkut, Tupolev, Yakovlev, Myasishchev e a VAZO.

A formação do grupo UAC colaborou com a desburocratização dos processos administrativos das fabricantes de aviões russas, cujo estilo engessado de gerência era uma herança soviética. A fusão da MiG com a Sukhoi é uma continuação, embora tardia, desse processo, que tem como objetivo melhorar a produtividade e aumentar a visibilidade dos produtos russos no mercado internacional.

O MiG-35 conta com oito pontos para fixação de armamentos; o modelo na imagem é o MiG-35D, testado em 2007 (MiKoyan)
Produto mais recente da MiG, o MiG-35 é a versão de exportação do famoso MiG-29 (MiKoyan)

Antevendo a combinação dos negócios, a Sukhoi e a MiG passaram a operar na mesma instalação no distrito de Begovoy, nos arredores de Moscou, em março de 2021. A despeito da fusão, a UAC informou que as duas marcas continuarão trabalhando de forma independente e desenvolvendo seus próprios produtos.

Total
0
Shares
Previous Post

Gol integra grupo internacional para introduzir eVTOLs no Brasil

Next Post

Gol coloca o 737 no lugar dos turboélices da VoePass em voos para Joinville

Related Posts
Total
0
Share