Gol integra grupo internacional para introduzir eVTOLs no Brasil

Parceria envolve líderes globais em aviação e aeroportos para explorar os requisitos de infraestrutura e operacionais para o emprego dos “carros voadores” no mercado brasileiro
A Gol planeja iniciar os voos com eVTOLs em 2025; empresa encomendou 250 aeronaves (Divulgação)

Chame de “carro voador” ou de eVTOL, mas o fato é que as aeronaves de mobilidade aérea urbana estão chegando e o Brasil pode ser um dos países pioneiros nessa área. Prova disso é a parceria formada recentemente entre importantes nomes da aviação, incluindo a companhia Gol Linhas Aéreas, para explorar e definir os requisitos para o introdução do novo modal de transporte no mercado brasileiro ainda nesta década.

Além da Gol, o grupo de trabalho também reúne a Corporación América Airports, operadora de aeroportos do setor privado global; o Grupo Comporte, um dos principais operadores de transportes brasileiros; a Vertical Aerospace, desenvolvedora de aeronaves eVTOL; e a Avolon, a segunda maior empresa de leasing de aeronaves do mundo e responsável por liderar o trabalho conjunto.

Essa parceira é baseada no compromisso da Gol e do Grupo Comporte de comprar ou arrendar até 250 aeronaves VX4 da Vertical Aeroespace e da Avolon, anunciado em setembro no ano passado. Desde então, o grupo já realizou reuniões sobre o projeto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para avaliar a certificação dos eVTOLs no Brasil.

“Temos em mãos uma oportunidade única de unir os esforços de todas as partes envolvidas para criar um ecossistema operacional sustentável e seguro para o eVTOL, com emissão zero de carbono, tanto no Brasil quanto fora dele. Em constante expansão no segmento regional, a Gol está empenhada em incluir novas e alternativas providenciais de conectividade com este novo modal aéreo, baseado em sua já extensa malha aérea”, comentou Paulo Kakinoff, CEO da Gol.

eVTOL em São Paulo: Brasil pode ser um dos primeiros países do mundo a contar com o novo modal de transporte (Divulgação)

Na visão do grupo, o Brasil será um dos primeiros mercados de eVTOL do mundo. Parte disso deve-se a estrutura do país bem desenvolvida para o emprego de helicópteros, cujo ecossistema é comparável ao exigido para as operações de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical.

Para o CEO da Avolon, Dómhnal Slattery, o grupo de estudo conta com empresas que “compartilham nossa ambição de remodelar materialmente o mercado de aviação comercial. Nosso objetivo é entregar os requisitos de infraestrutura para trazer viagens com zero emissões para o Brasil em meados desta década e revolucionar as viagens aéreas na região.”

A Gol planeja iniciar os voos comerciais com o eVTOL da Vertical em 2025. Segundo dados do fabricante, o modelo da fabricante britânica Vertical poderá transportar até quatro passageiros e um piloto, com alcance de voo de 160 km e velocidade máxima de 320 km/h.

Outra companhia aérea brasileira de olho na mobilidade aérea urbana é a Azul, que em agosto do ano passado (um mês antes da Gol) revelou um projeto do gênero em parceria com o grupo alemão Lilium.

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