Força Aérea da Grécia volta a se encontrar com Embraer para falar do C-390 Millennium

Representantes da fabricante brasileira realizaram uma nova reunião com cúpula militar do país em 22 de novembro para apresentação da aeronave de transporte tático
KC-390 da FAB (Embraer)

As conversas entre a Embraer e a Força Aérea Helênica (Grécia) a respeito do cargueiro militar C-390 Millennium têm se intensificado a ponto de uma nova reunião entre representantes da fabricante de aviões e o Comando de Apoio Aéreo ter sido realizada na semana passada.

Segundo a mídia local, o encontro ocorreu em 22 de novembro e contou com a presença de Carla Salleron, diretora de negócios e vendas na Europa, e o gerente de contas Manual Borges.

É pelo menos a terceira vez em 2023 que a Embraer apresenta a aeronave para a Grécia. Em janeiro, a Força Aérea Helênica solicitou informação sobre a aeronave, no que foi atendida pela mesma executiva.

Em junho, logo após o Paris Air Show, o KC-390 de matrícula PT-ZNG voou para a Base Aérea de Elefsina, onde está sediada a 112ª Ala de Caça.

C-130H Hercules da Força Aérea Helênica; aeronaves do país sofrem com baixa disponibilidade (PeterBakema/Creative Commons)

Na ocasião, a aeronave de demonstração realizou vários voos e procedimentos de carregamento, deixando uma “impressão muito boa” nos membros da Força Aérea Helênica, de acordo com sites gregos.

A Grécia tem em seu inventário nove C-130 Hercules, mas a maior parte dos aviões estaria sem condições de voo. O país chegou a considerar a aquisição de aeronaves C-130J usadas da Itália, mas não se chegou a um acordo até o momento.

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Além de transporte de tropas e outras missões militares, a Força Aérea Helênica tem necessitado de aeronaves para evacuação médica e combate a incêndios florestais, capacidades que o C-390 Millennium possui.

A Grécia também é parte da OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, do qual vários membros têm selecionado o avião brasileiro para modernizar suas frotas, entre eles Portugal, Holanda e República Tcheca, sem contar a Áustria.

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  1. Se nosso avião cair nas graças da OTAN a linha de produção vai ficar pequena para atender o volume necessário.
    Entendo que a capacidade de produção hoje é limitada, mas o KC vem demonstrando muita competência, tanto nas capacidades como no retorno de capacidades reais de missão e versatilidade.

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