Força Aérea do Japão recebe seu primeiro KC-46A

Aeronave de reabastecimento aéreo faz parte de uma encomenda de quatro jatos com a Boeing e é a primeira entregue fora dos EUA
O KC-46A japonês abastece um avião-tanque idêntico dos EUA (Boeing)

A Boeing entregou o primeiro KC-46A para a Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF). A aeronave de reabastecimento aéreo e transporte é baseada no jato comercial 767-200 e foi encomendada em 2017.

Tempos depois, o governo do Japão ampliou a encomenda para quatro aeronaves, cujo segundo jato está sendo montado em Everett, no estado de Washington.

O acordo de compra foi feito pelo programa de Vendas Militares ao Exterior, do governo dos EUA, voltada a países aliados – o Japão transformou-se no primeiro cliente no exterior do KC-46A.

“Este é um momento emocionante e histórico para a JASDF e a Boeing, à medida que o Japão se junta aos Estados Unidos com a capacidade de reabastecimento aéreo de combate multi-missão mais avançada, comprovada e segura do mundo”, disse James Burgess, vice-presidente da Boeing e gerente de programa KC-46.

A Força Aérea do Japão receberá quatro jatos KC-46A nos próximos anos (Boeing)

Além de reabastecimento aéreo por método de lança rígida, o KC-46A pode transportar até 18 pallets padrão em seu compartimento de carga, entre outras configurações possíveis.

A Boeing afirma que já entregou 48 KC-46A para Força Aérea dos EUA (USAF) desde janeiro de 2019. O novo avião-tanque está substituindo os KC-135 e KC-10, mas sua entrada em serviço foi bastante complicada, com vários problemas durante o desenvolvimento.

A USAF, inclusive, lançou uma nova concorrência, KC-Y, para adquirir aviões de reabastecimento aéreo, com entregas previstas para 2029. A Lockheed Martin, em parceria com a Airbus, já apresentou seu proponente, o LMXT, uma variante atualizada do A330 MRTT.

Total
45
Shares
Previous Post

A380 da Emirates volta a pousar em Guarulhos

Next Post

Gol chegará a 460 voos diários em novembro, incluido a volta de destinos internacionais

Related Posts