Aeronaves da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) realizaram nessa terça-feira (12), na base aérea de Kadena, no Japão, uma impressionante “marcha do elefante”. O exercício militar, efetuado sem aviso prévio, reúne um grande número de aviões e serve para preparar esquadrões para responder rapidamente e em massa ataques inimigos. A movimentação também pode ser interpretada como uma forma de demonstração de poder militar.
A marcha da vez reuniu helicópteros HH-60 Pave Hawks, caças F-15 Eagles, aviões de reabastecimento KC-135 Stratotanker e aeronaves de alerta antecipado e controle aéreo (“aviões-radares”) E-3 Sentry. O treinamento simula os movimentos necessários para realizar a decolagem de diversas aeronaves com intervalos e espaços mínimos umas das outras.
A marcha do elefante (“Elephant Walks”) são particularmente frequentes na Coréia do Sul, com jatos da USAF e da força aérea local. O treinamento normalmente é visto como uma demonstração de poder desses países em resposta às constantes ameaças da Coreia do Norte.
O treinamento em Kadena, localizada na ilha de Okinawa, também pode ser entendido como uma forma de mostrar poder aos norte-coreanos, mas desta vez a partir de território japonês. A base onde o exercício foi realizada é considera extremamente importante para repelir ataque provenientes da região do sudeste asiático.
Veja mais: Gripen realiza voo abastecido com biocombustível
Parabens pela materia.
Continue assim. ??
Existe no Brasil algo parecido?
Só conseguiríamos realizar tudo de uma vez, pois a nossa frota é muito pequena!
Aqui não elefante, então não dá prá fazer… Mas de repente dá pra improvisar uma maça cha do tatu-bola.