Força Aérea e Marinha fecham contrato para receber 27 helicópteros H125

Modelos da Airbus serão produzidos pela Helibrás em Itajubá e substituirão os helicópteros AS350 e Bell 206
Helicópteros H125 (Airbus)

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil oficializaram a aquisição de 27 helicópteros H125 junto à Airbus. As aeronaves serão montadas pela subsidiária Helibrás em Itajubá, MG, e substituirão os modelos AS350 (H-50) e Bell 206.

Serão entregues 15 helicópteros para a FAB e 12 para Marinha, mas a Airbus não detalhou prazos. Para viabilizar a aquisição, as forças armadas decidiram reduzir um pedido original do helicóptero H225.

“Este contrato de aquisição conjunta representa a realização de um projeto que vai equipar tanto a Força Aérea quanto a Marinha do Brasil com aeronaves modernas que atenderão as necessidades das Forças para os próximos 30 anos”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Carlos de Almeida Batista Júnior.

Os novos helicópteros H125 são equipados com um “cockpit de vidro” G500H TXi e VEMD e serão compatíveis com o uso de óculos de visão noturna (NVG).

A Marinha deverá aposentar seus antigos Bell 206 (MB)

As forças armadas brasileiras (incluindo também o Exército) operam 156 helicópteros da Airbus atualmente. O primeiro modelo militar foi adquirido pela Marinha no final dos anos 70, ao qual se juntaram outros 12 helicópteros.

A Marinha também opera a versão biturbina do Esquilo, modelo conhecido na França como Ecureuil. Eles foram encomendados nos anos 80, quando também a Aeronáutica passou a operar o Esquilo, designado como H-50.

Um pouco antes, o Exército fez seu primeiro pedido de helicópteros após voltar a ter direito de operar aeronaves de asas rotativas. Em 1986, a força adquiriu modelos de uma e duas turbinas além de outros modelos da mesma fabricante.

 

Total
0
Shares
Previous Post
Mocape do CR929 apresentado no Zhuhai Airshow, em 2018, na China (UAC)

China e Rússia avançam com projeto preliminar do widebody CR929

Next Post
Boeing 737 MAX 8 - Air China

Boeing vai renegociar 737 MAX chineses para outros clientes

Related Posts
Total
0
Share