‘Frota’ de aviões do Mercado Livre cresce e se diversifica

Gigante do comércio eletrônico já conta com pelo menos dez aeronaves de carga, fruto de parcerias com a Sideral, TSM, Gol e, mais recentemente, também com a Azul Linhas Aéreas
Jato E195 cargueiro da Azul operando para a Mercado Livre (Gabriel Wallace)

A chance de ver um jato pintado na cor amarela e a marca Mercado Livre estampada na fuselagem está cada vez maior nos aeroportos da América Latina. A gigante argentina do comércio eletrônico está seguindo os passos da pioneira Amazon e ampliando sua frota de aeronaves cargueiras.

No momento, a Mercado Livre já conta com ao menos dez aviões a serviço das entregas expressas. São três Boeing 737-400F, outros três Boeing 737-800BCF, dois DC-9 e dois E195 “Preighter”, aeronaves de passageiros adaptadas para carga.

A diferença é que nenhum desses aviões pertence de fato a Mercado Livre e sim a parceiras como a Sideral Linhas Aéreas, TSM, Gol e, mais recentemente, também a Azul.

Boeing 737-400 com as cores do Mercado Livre
O primeiro Boeing 737-400F da Mercado Livre, cedido pela Sideral (Mercado Livre)

Para agilizar suas entregas onde atua, a empresa criou uma companhia aérea, a Meli Air, em 2020, após fechar um acordo com a Sideral. Graças a isso, um dos seus 737-400F foi pintado com as cores da empresa.

Logo em seguida, a matriz argentina fez o mesmo com a empresa TSM, que colocou dois DC-9 cargueiros a serviço das entregas expressas entre 2020 e 2021. No ano passado, a TSM também passou a operar dois 737-400F na malha da Mercado Libre.

Expansão no Brasil

Em agosto de 2022, foi a vez da Gol fechar uma parceria com a Mercado Livre. Por conta disso, seis Boeing 737-800BCF, uma conversão para carga realizada pela própria fabricante, foram contratadas para expandir a atuação no Brasil.

Três deles estão em serviço no momento, o mais recente, PS-GFC, incorporado à frota na semana passada. Dos três restantes, um 737 será entregue ainda em março enquanto os demais entrarão em operação em 2023.

A Gol já opera três Boeing 737-800BCF para a Mercado Livre (Alexandro Dias)

Os 737-800BCF aumentaram significativamente a capacidade da Mercado Livre, já que podem levar até 24 toneladas de carga.

“A sinergia com a GOLLOG nos fortalece para seguirmos explorando as muitas oportunidades do e-commerce brasileiro, com nossa operação aérea ganhando cada vez mais relevância, tanto para os resultados do nosso marketplace, quanto para a garantia da qualidade e agilidade das entregas em todo o Brasil,” disse Pablo Navarrete, diretor-sênior de transportes no Mercado Livre para a América Latina.

A operação da companhia ganhou um quarto parceiro, a Azul Linhas Aéreas. A empresa está fornecendo jatos Embraer E195 adaptados para levar pequenas cargas, uma conversão conhecida como “Preighter”.

DC-9 cargueiro é usado pela Mercado Livre na América Latina (Reprodução)

Ao contrário do 737-800BCF ou do programa P2F da Embraer, a adaptação promovida pela Azul não retira a configuração original para passageiros, apenas cria condições para que sejam transportados pequenos volumes a bordo, basicamente o perfil de carga da Mercado Livre.

Dois E195 já estão voando com as cores da Mercado Livre e pelo menos mais um está a caminho. As duas empresas possuem um acordo desde 2019, mas até então as encomendas eram embarcadas apenas nos aviões com a marca Azul.

Pelo bom ritmo de crescimento, não será surpresa se os aeroportos sul-americanos passarem a receber a visita de mais aviões amarelos com a marca Mercado Livre nos próximos anos.

Previous Post

FAB intercepta bimotor com 400 kg de cocaína no Mato Grosso

Next Post

Greater Bay Airlines fecha pedido de 15 Boeing 737 MAX 9

Related Posts