Gol diz esperar pelo primeiro Boeing 737 MAX 10 em 2025

Presidente da companhia aérea, Celso Ferrer afirmou que aeronave de alta capacidade de passageiros será importante para reduzir custo de operação
Boeing 737 MAX 10
Boeing 737 MAX 10 (Ricardo Meier)

A Gol anunciou uma ampliação no número de jatos 737 MAX 10 que irá receber, acrescentando mais 12 jatos desse modelo, que serão configurados com 216 assentos. Em entrevista, o presidente da companhia aérea, Celso Ferrer, revelou esperar contar com a maior versão do 737 já criada pela Boeing a partir de 2025.

“Esperamos ter o primeiro Max 10 até 2025, e esses incrementos terão o número certo de Max 10 no mix de frota”, explicou à Flight Global.

 A Gol tornou-se cliente do maior dos 737 em julho de 2018, quando elevou o total de pedidos da série 737 MAX e incluiu a nova versão. Meses depois, a empresa previu que iria incorporar o MAX 10 em 2022, mas logo em seguida a versão MAX 8 sofreu dois acidentes fatais e foi proibida de voar.

Celso Ferrer, presidente da companhia aérea (GOL)

Apesar disso, a companhia brasileira permaneceu fiel aos seus planos de substituir toda a frota de 737NG pelo seu sucessor, que é bem mais eficiente e permite atender rotas de longo alcance para um jato de corredor único.

Em dezembro de 2020, a Gol se transformou na primeira cliente do 737 MAX a recolocá-lo em serviço comercial. Desde então, ela recebeu mais de 30 dessas aeronaves e pretende terminar o ano com 44 jatos do modelo.

Agora, a empresa decidiu acelerar a mudança ao aproveitar aeronaves “cauda branca” (white tail em inglês), cujos donos originais desistiram de recebê-las. Segundo Ferrer, os aviões prontos e estacionados nos EUA serão fundamentais para os planos de renovação já que as entregas das aeronaves encomendadas está mais lenta.

Os problemas enfrentados pela Boeing para certificar o 737 MAX 10 não assusta a Gol. “Acreditamos que o Max 10 será certificado, essa é a premissa que temos em nosso plano”, garantiu o CEO.

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