GRU libera pista para os gigantes 747-800 e A380

ANAC libera aeroporto em SP para receber as maiores aeronaves comercias do mundo
O A380 precisa de pistas mais largas para evitar que detritos entrem nos motores (Divulgação)
O A380 precisa de pistas mais largas para evitar que detritos entrem nos motores (Divulgação)
O A380 precisa de pistas mais largas para evitar que detritos entrem nos motores (Divulgação)
O A380 precisa de pistas mais largas para evitar que detritos entrem nos motores (Divulgação)

A concessionária GRU Airport, responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar os “gigantes” Boeing 747-800 e Airbus A380, atualmente as maiores aeronaves comerciais do mundo. A liberação foi publicada nessa quinta-feira (28) no Diário Oficial da União.

Guarulhos, apesar de ser o maior terminal nacional em movimento de passageiros, foi apenas o segundo aeroporto do Brasil a receber o certificado para receber os grandes jatos. Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), está liberado para receber as aeronaves desde novembro de 2014 – a companhia aérea alemã Lufthansa já para o RJ com os Boeing 747-800.

A ANAC liberou GRU para receber os novos jatos após a concessionária concluir todas as obras de adaptação no aeroporto para poder receber os aparelhos, que podem desembarcar com mais de 400 passageiros. Para isso, o terminal conta com pontes de embarque especiais para aeronaves de dois andares e uma série de mudanças na pista e na área de táxi para poder manobrar e estacionar os aparelhos de grande porte com segurança e de forma eficiente.

E um A380 já está a caminho do Brasil. O pouso de um aparelho da companhia Emirates Airlines está programado para o dia 14 de novembro. A aeronave, porém, vem apenas para celebrar os oito anos da operação da empresa no mercado brasileiro. Em seguida, o voo São Paulo – Dubai será retomado pelo Boeing 777.

 

Veja mais: SP concentra 25% da aviação comercial brasileira

Total
0
Shares
0 0 votes
Article Rating
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Drums
Drums
6 anos atrás

GRU recebe 747-800 desde Março de 2014.

Roberto Sarue
Roberto Sarue
6 anos atrás

O Brasil libera a pista, mas chega atrasado na autorização para a operação de aeronaves de maior porte, como o Boeing 747-800 e o Airbus A380 em dois aeroportos brasileiros, com relação aos aeroportos de outros países. A pergunta que fica é a seguinte: para uma média de 500 pessoas embarcando ou desembarcando a cada voo, quais as medidas que serão adotadas para agilização na liberação das bagagens e principalmente para a liberação na alfândega? Ou será que os passageiros terão que amargar a espera em longas filas piores das de hoje em dia? A outra pergunta que não quer calar: quais os meio de transporte rápido (metro; trens) que serão disponibilizados para que esse aumento no volume de passageiros não corresponda a um aumento no congestionamento nas vias de saída do aeroporto? Afinal, quando se fala em aeroporto, tem que se pensar em todas as demais atividades que se inter-relacionam com a atividade de voar.

Goytá
Goytá
6 anos atrás

Guarulhos nunca receberá um 747-800, a menos que a Boeing resolva produzir um avião com esse nome, o que no momento não existe. Existe o 747-8 (OITO, não “oitocentos”), que já opera em Guarulhos diariamente há um bom tempo fazendo a rota para Frankfurt pela Lufthansa.

NDNelton
NDNelton
6 anos atrás

GRU já tem voo diario para Frankfurt com Boeing 747-830
(DLH 507) desde Mar/2014 cfe informou colega acima.

Mauro
Mauro
6 anos atrás

O terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos tem plena capacidade de escoar a demanda provocada pelos passageiros de avioes de qualquer porte.
Conheço muitos aeroportos pelo mundo e o Gru airport, não fica a dever para 90% deles e a unica coisa ainda que pesa no aeroporto é a falta de um trem que ligue o aeroporto a São Paulo.
Para quem não conhece, não tenha duvidas, de que o terminal 3, é modernissimo, funcional, bonito e com certeza o mais moderno aeroporto do pais e há de se convir que é o aeroporto de maior demanda e uso da América Latina.
Não sou paulista, não moro em SP, mas o aeroporto GRU, é o melhor do Brasil.

luiz Diniz
luiz Diniz
6 anos atrás

O GRU já opera o B747-800 com a Lufthansa desde o ano passado.
Agora foi liberado ao A 380

Guilherme
Guilherme
6 anos atrás

Não concordo com dizer que GRU “não deve nada a 90% dos aeroportos do Mundo”. Pela sua movimentação existem poucos aos quais ele deve ser comparado, e ele perde MUITO FEIO para todos eles. Sem deméritos, GRU é o mais bem preparado do Brasil sim porém em relação a preparação/demanda, ele perde para aeroportos bem menores. Também não sou de São Paulo nem moro lá (atualmente moro em Londres). Os aeroportos Europeus, quase em sua totalidade são imensamente mais bem preparados que todos os aeroportos brasileiros.

Gabriel Nascimento
Gabriel Nascimento
5 anos atrás

É BOEING 747-8 NÃO 800!!!!!!

Previous Post
O governo chinês encomendou 100 jatos A320 e outros 30 modelos A330 (Airbus)

China anuncia compra de 130 jatos Airbus

Next Post
Nem A380, nem Boeing 747. O maior avião do mundo é o ucraniano Antonov AN-225 (Antonov)

Antonov AN-225, o rei dos ares

Related Posts