Hercules da Força Aérea dos EUA está pronto para receber canhão laser

Fornecido pela Lockheed Martin, dispositivo AHEL (Airborne High Energy Laser) será instalado na versão AC-130J Ghostrider, capaz de imobilizar alvos no solo
Ilustração do AC-139J com a arma a laser (Lockheed)

A Lockheed Martin concluiu com sucesso os testes de fábrica do dispositivo AHEL (Airborne High Energy Laser, Laser de Alta Energia Embarcado), uma espécie de canhão laser com 60kW de potência que possui a capacidade de imobilizar alvos no solo.

Agora, o equipamento será instalado em um AC-130J Gunship, a versão super armada do Hercules, para a realização de testes em voo, além de avaliações em solo pela Força Aérea dos Estados Unidos (EUA).

O programa do laser de alta energia embarcado faz parte de um projeto mais amplo da fabricante, batizado de Direct Energy e que pretende equipar as forças armadas dos EUA com um sistema portátil e potente, capaz de atingir ameaças no solo, mar e no ar.

Em 2017, um protótipo de arma a laser conseguiu derrubar cinco UAVs em voo (Lockheed)

A Lockheed já realizou alguns testes com protótipos e que se mostraram bem sucedidos. Em 2017, o sistema ATHENA (Advanced Test High Energy Asset) conseguiu derrubar cinco UAVs em voo, comprovando sua capacidade.

Um dos principais objetivos da empresa é desenvolver um pod compacto que seja capaz de ser transportado por caças a fim de atingir pequenos alvos como mísseis ou armas de ataque ao solo.

“A conclusão desse marco é uma grande conquista para nosso cliente”, disse Rick Cordaro, vice-presidente da Lockheed Martin Advanced Product Solutions. “Esses marcos de sucesso de missão são um testemunho de nossa parceria com a Força Aérea dos EUA em alcançar avanços importantes no desenvolvimento de sistemas de armas a laser. Nossa tecnologia está pronta para o campo hoje”.

Uma das metas da fabricante é desenvolver um pod leve o bastante para ser transportado por caças (Lockheed)

Ao contrário dos filmes de ficção científica, o ‘raio’ de laser é praticamente invisível e aplicado de forma contínua num ponto do alvo até provocar danos suficientes.

Total
449
Shares
3 2 votes
Article Rating
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio Salles
Antonio Salles
8 dias atrás

Começou finalmente…

Previous Post

LATAM anuncia retorno do voo São Paulo-Londres após fim das restrições aos brasileiros

Next Post

KLM está perto de anunciar encomenda de 160 jatos

Related Posts