História de Ozires Silva, fundador da Embraer, vira desenho animado

Curta-metragem ‘O voo do impossível, produzido pela Embraer, retrata a trajetória de vida de Ozires Silva, o homem que reinventou o avião no Brasil

Estreia na próxima sexta-feira, dia 8, o curta-metragem ‘O voo do impossível’, uma animação idealizada e produzida pela Embraer em comemoração ao aniversário do engenheiro Ozires Silva, um dos maiores ícones da indústria aeronáutica brasileira, que completará nesta data 90 anos de vida.

Com duração de 14 minutos, a animação retrata a trajetória de vida de Ozires desde a infância, ao lado do inseparável amigo Zico, até a carreira de oficial da aeronáutica, quando viu o sonho de poder fabricar aviões se tornar realidade.

No início da década de 1940, os dois garotos se reuniam em um banco de praça, na cidade de Bauru, Centro-Oeste paulista para conversar sobre aviação e tentar entender por que o país de Santos-Dumont não produzia seus próprios aviões. A estratégia encontrada por eles para reverter aquela realidade foi estudar para se tornarem primeiro pilotos e depois procurar uma escola de engenharia aeronáutica.

“A possibilidade de reviver uma história real com uma abordagem divertida e atraente fez com que a animação 3D fosse a opção ideal. Embora a expectativa inicial remeta a um filme infantil, a direção do filme buscou aplicar conceitos do cinema clássico na estética audiovisual. O curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas de registros da época, criando uma atmosfera realista e humanizada”, informou a Embraer.

A animação sobre a vida de Ozires Silva e a criação da Embraer é dirigida por João Marcos Massote, que também idealizou o roteiro do curta, junto de Bruno D’Angelo e Isa Siano. A produção é baseada no livro ‘O voo do impossível’, do jornalista aeronáutico e escritor Claudio Lucchesi.

Sinopse: O voo do impossível

A história de vida de um menino que sonhava fabricar aviões no Brasil na década de 1940 é o fio condutor desse curta-metragem com duração de 14 minutos. Baseado em fatos reais, a animação revela detalhes da vida do engenheiro Ozires Silva, o oficial da aeronáutica que dedicou sua vida a um ideal de infância e liderou a criação da Embraer, um dos maiores fabricantes de aeronaves do mundo.

No filme são relatadas a cumplicidade de uma amizade; a surpresa ao saber que o Brasil teria uma escola de engenharia aeronáutica; e o papel de um francês que o ajudou a idealizar a máquina voadora mais adequada para levar o desenvolvimento às regiões mais remotas.

Repleto de mensagens sobre ousadia, perseverança e entusiasmo, a produção em computação gráfica 3D envolve o público de todas as idades pela narrativa lúdica de que sempre vale a pena perseguir os nossos sonhos.

Veja mais: O homem que reinventou o avião no Brasil

Total
63
Shares
Previous Post
Imagem do primeiro A380 da Air France parcialmente desmontado

Sucateamento de jatos Airbus A380 deve virar cena comum em 2021

Next Post
LPX-II: primeiro porta-aviões da Coreia do Sul ficará pronto em 2030

Coreia do Sul vai construir seu primeiro porta-aviões

Related Posts