Irã confirma aquisição de caças Su-35 e helicópteros Mi-28 russos

Ligada à Guarda Revolucionária do Irã, agência de notícias Tasnim citou o vice-ministro da Defesa, brigadeiro-general Mahdi Farahi, que afirmou que os acordos foram finalizados com a Rússia
Os jatos Su-35S e Su-57 são produzidos no Extremo Oriente da Rússia (UAC)

O Irã e a Rússia teriam concluído acordos de aquisição de aeronaves militares há muito tempo cogitados, afirmou o vice-ministro da Defesa iraniano, brigadeiro-general Mahdi Farahi, à agência Tasnim.

Farahi revelou que os planos incluem os treinadores Yak-130, alguns deles já entregues, helicópteros de combate Mil Mi-28, e os aguardados caças Sukhoi Su-35S.

A Tasnim, que é ligada à Guarda Revolucionarária do Irã, não detalhou números de aeronaves, no entanto. Comenta-se que a encomenda seja de 24 caças, parte deles já produzida originalmente para o Egito, que desistiu de um acordo anos atrás.

O Irã não recebe um caça novo desde os anos 90 quando a Rússia entregou jatos MiG-29. Atualmente, a frota daForça Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) inclui aeronaves de diversos fabricantes e gerações.

O Irã é atualmente o único país que ainda utiliza o F-14. A versão naval do US Navy foi aposentada em 2006
O Irã é atualmente o único país que ainda utiliza o F-14. A versão naval do US Navy foi aposentada em 2006

Os 19 MiG-29 mais novos se somam a 23 jatos de ataque Sukhoi Su-24, 18 caças chineses F-7 (MiG-21), 17 Mirage F-1, 63 F-4 Phantom, 48 F-5 Tiger II e 41 Grumman F-14 Tomcat, que foram desenvolvidos como caças embarcados e tiveram como único cliente externo o Irã, fornecidos pouco antes da Revolução Islâmica em 1979.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O “pagamento” pelas aeronaves militares seria uma contrapartida para a produção de drones de ataque que têm sido usados na invasão militar à Ucrânia.

Total
0
Shares
Previous Post

Há 25 anos pousavam no Brasil os primeiros Airbus A330 a operar no país

Next Post

Embraer aproveita visita de Lula à Arábia Saudita para acertar parceria para venda do C-390 Millennium

Related Posts
Total
0
Share