Itália introduz o M‑345 no lugar do veterano MB‑339, o “filho do Xavante”

Novo jato de treinamento tomará o lugar do veterano avião fabricado pela Aermacchi desde a década de 70

O T-345A (M-345) italiano
O T-345A (M-345) italiano (Leonardo)

A Força Aérea Italiana integrou oficialmente o M‑345 (designado T‑345A) como sua nova aeronave de treinamento, a partir o 61º Grupo, em Galatina (LE).

Desenvolvido pela Leonardo, o M‑345 substitui o veterano MB‑339A, formando, junto com o M‑346, um sistema completo que cobre todas as etapas da formação de pilotos, desde a instrução básica até a avançada.

Segundo a empresa, o M‑345 combina desempenho de jato com custos equivalentes aos de um turboélice. Ele é equipado com motor turbofan Williams FJ44‑4M‑34 e aviônicos digitais, incluindo três displays coloridos, HUD e controles HOTAS.

A Aeronautica Militare planeja receber ao menos 45 aeronaves do novo jato que deve iniciar instrução aos pilotos em julho.

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O M-345A substitui o veterano MB-339, em serviço há quase 50 anos (Leonardo)

 “Filho do Xavante”

Apesar da despedida do MB-339A, o jato ainda seguirá na ativa na variante modernizada MB-339CD até 2030.

A esquadrilha de demonstrações aéreas Frecce Tricolori também permanece voando com o jato na versão MB-339PAN, prevista para ser substítuida pelo T-346.

O Aermacchi MB-339 surgiu a partir de 1972 quando a Força Aérea Italiana buscava um substituto para o MB-326, que no Brasil foi produzido pela Embraer como EMB-326 Xavante.

Um MB-339A com pintura comemorativa (Leonardo)

A aeronave acabou sendo uma variante revisada do antecessor, preservando algumas características como as diminutas entradas de ar na raiz da asa, mas ganhando uma nova seção dianteira com assento traseiro elevado.

O protótió MB-339X voou em 1976 e o jato de treinamento entrou em serviço na Itália em 1979, que recebeu 107 aeronaves.

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