Jato chinês ARJ21 faz primeiro voo comercial na Indonésia

Aeronave da TransNusa fabricada pela COMAC é a primeira a ser exportada e cobriu a rota Bali-Jacarta nesta terça-feira, 18
O único ARJ21-700 da TransNusa: voo histórico (China News)

O primeiro avião de passageiros chinês exportado concluiu seu voo comercial de estreia nesta terça-feira, 18, na Indonésia. A aeronave ARJ21-700 da companhia aérea TransNusa, de matrícula PK-TJA, partiu do Aeroporto Internacional de Denpasar, na província de Bali, para Jacarta.

O voo 8B5111 decolou às 18h51 (horário local) e pousou 1h30 mais tarde na capital da Indonésia.

A mídia chinesa destacou o fato, com imagens que mostram as equipes da companhia aérea e outros funcionários com uma faixa com os dizeres “ARJ21-700 Commercial Flight Launching” (Voo comercial de lançamento do ARJ21-700).

O primeiro ARJ21 de exportação foi entregue em 18 de dezembro pela COMAC, sua fabricante, e começou a realizar voos de treinamento em março com a meta de atingir 100 horas no ar.

Passageiros desembarcam do ARJ21 na Indonésia (China News)

O ARJ21 foi desenvolvido na China, porém, é baseado nos antigos MD-90, da McDonnell Douglas (hoje parte da Boeing). Ele é equipado com turbofans GE CF34, os mesmos dos E-Jets de primeira geração, e pode levar até 95 passageiros.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O ARJ21-700 entregue à TransNusa é por enquanto o único avião comercial chinês a voar em outro país. A transportadora deve receber mais unidades nos próximos meses por meio de um leasing com a chinesa CALC.

Apesar do simbolismo, é importante observar que a TransNusa é na prática quase chinesa já que 49% de seu capital está nas mãos da Naga Pacific Holdings, que pertence à CALC (China Aircraft Leasing Corporation).

Total
0
Shares
4 comments
  1. O problema e a comac tenta entra nesse mercado que na prática já e mais que dominado por Grandes e médias Empresas mesmo que a China tente vender esses jatos comercias para qualquer país vão ter que passa por uma verdadeira rivalidade com as principais empresas dominates nesse setor e principalmente a boeing

  2. Mercado de aviões é difícil entrar. Boeing, Airbus e a Embraer produzem equipamentos confiáveis e as empresas aéreas não querem arriscar. Na China, Coréia do norte e talvez algum país do leste eles entram, mas é pouco pra manter uma indústria desse porte.

Comments are closed.

Previous Post

Mitsubishi vai fazer manutenção em aviões da Embraer

Next Post

Após quatro anos, todos os operadores chineses do 737 MAX voltaram a voar com o jato

Related Posts
Total
0
Share