Jato de treinamento T-7A Red Hawk completa primeiro voo com a USAF

Aeronave projetada pela Boeing em parceria com a SAAB será o substituto dos antigos T-38 Talon nos EUA
Jato T-7 da Força Aérea dos EUA
Jato T-7 da Força Aérea dos EUA (Boeing)

A Boeing e a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) atingiu um marco importante ontem (28) com o primeiro voo bem-sucedido do T-7A Red Hawk de produção. Esse evento marca o início da fase de desenvolvimento de engenharia e manufatura do programa, sinalizando avanços significativos na área de treinamento aéreo avançado.

No voo inaugural, que durou 1 hora e 3 minutos, o major Bryce Turner, do 416º Esquadrão de Testes da USAF, juntamente com o piloto-chefe de testes do programa T-7A, Steve Schmidt, avaliaram e validaram os principais aspectos da aeronave. Através dessa demonstração, pôde-se comprovar a potência e agilidade desse avião, que é o primeiro treinador avançado a ser projetado, construído e testado digitalmente nos EUA.

O T-7A Red Hawk, que apresenta caudas vermelhas, homenageia o Tuskegee Airmen, o primeiro esquadrão de pilotos afro-americanos que voaram em caças durante a Segunda Guerra Mundial.

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Uma das principais vantagens do T-7A é o seu sistema avançado de treinamento de pilotos, que utiliza simuladores de alta resolução e recursos integrados para proporcionar uma experiência de treinamento realista e imersiva, como destaca a Boeing. Isso resulta em uma prontidão aprimorada dos pilotos, preparando-os de forma mais eficiente para os desafios e exigências das missões reais.

T-7A Red Hawk: aeronave é projetada pela Boeing em parceria com a SAAB (Boeing)

A aeronave também passou por um extenso processo de testes baseados em modelos digitais, garantindo a segurança antes mesmo do primeiro voo. O sistema de saída do cockpit do T-7A é considerado o mais seguro entre todos os treinadores, proporcionando tranquilidade aos pilotos durante os voos de treinamento.

A flexibilidade também é um destaque do T-7A. Com sua arquitetura aberta e controles digitais fly-by-wire, a aeronave pode se adaptar a diferentes missões e às necessidades em constante evolução dos pilotos. Essa versatilidade garante que o treinamento esteja sempre atualizado e alinhado com as tecnologias emergentes e as ameaças do campo de batalha.

Evelyn Moore, vice-presidente e gerente de programa da Boeing T-7A Red Hawk, celebrou o primeiro voo do T-7A de produção. “Este primeiro voo com a Força Aérea representa o compromisso de nossa equipe em oferecer um novo nível de segurança e treinamento para pilotos de caça e bombardeiro.”

O T-38 Talon é operado pela USAF desde 1961 (Divulgação)
O T-38 Talon é operado pela USAF desde 1961 (Divulgação)

O jato de treinamento, que foi desenvolvido pela Boeing em parceria com a Saab em um prazo de 36 meses, passou por um processo de engenharia baseada em modelos digitais, design 3D e manufatura avançada, resultando em um aumento significativo na qualidade e redução nas horas de montagem.

Em 2018, a Força Aérea dos EUA concedeu à Boeing um contrato no valor de US$ 9,2 bilhões para o fornecimento de 351 treinadores avançados T-7A, 46 simuladores e suporte. Essa aquisição faz parte do plano de substituir as antigas aeronaves T-38 Talon da USAF.

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