Jato E195-E2 da Azul que varou pista no pouso na Bahia volta a fazer voos comerciais

Aeronave da Embraer de matrícula PS-AED varou a pista do Aeroporto de Salvador em 10 de maio e teve de ser reparado em Campinas
Embraer E195-E2 PS-AED (Alexandro Dias)

A Azul voltou a realizar um voo comercial com o jato E195-E2 de matrícula PS-AED neste domingo, 20 de agosto. A aeronave da Embraer estava fora de serviço desde 10 de maio quando ultrapassou os limites da pista auxiliar do Aeroporto de Salvador durante o pouso.

O E195-E2 é um dos aviões mais modernos da frota da companhia aérea e tem capacidade para 136 passageiros. A Azul possui atualmente 17 aeronaves em serviço, mas vários outras encomendadas ou fruto de contratos de leasing.

O voo de retorno ao serviço foi realizado entre Campinas (Viracopos) e Rondonópolis, no Mato Grosso. O jato ainda realizou outras rotas para o Rio de Janeiro (Galeão), Brasília e Curitiba, sempre a partir da cidade do interior de SP.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O PS-AED foi o quinto E195-E2 recebido pela Azul, pouco antes do início da pandemia, em fevereiro de 2020.

No dia 10 de maio, o jato fazia o voo AD 4372, que decolou do Aeroporto de Viracopos (SP) e foi orientado a pousar na pista auxiliar do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, que tem cerca de 1.500 metros de comprimento.

O jato E195-E2 atolado na lama (Reprodução/redes sociais)

Chovia no momento do pouso e o Embraer acabou passando dos limites da pista e atolando na lama. Nem os passageiros e os tripulantes sofreram ferimentos, mas não foi possível remover a aeronave do local.

Isso só ocorreu posteriormente e a Azul conseguiu deixar o E195-E2 em condições de voo para o traslado até Viracopos em 23 de junho.

Voo de traslado

A viagem, no entanto, foi mais lenta que o usual, durando mais de 3 horas. O avião atingiu somente 18.000 pés (5.500 metros) de altitude e velocidade máxima de 300 nós (560 km/h), segundo dados do FlightRadar24.

Desde então a aeronave permaneceu sendo recuperada nas oficinas de manutenção da empresa em Campinas. No sábado, 19, o PS-AED realizou um voo de verificação na região antes de ser liberado para voos comerciais novamente.

Total
0
Shares
2 comments

Comments are closed.

Previous Post

Nova cliente da Embraer, BermudAir recebe seu primeiro jato E175

Next Post

Instituto Embraer promove campeonato de miniplanadores

Related Posts
Total
0
Share