Jato Embraer E195 atinge obstáculo na decolagem e voa mesmo avariado

Aeronave da Air Serbia teria acessado a pista pela entrada errada no Aeroporto de Belgrado, mas conseguiu realizar subida e pousar em segurança. Não houve feridos

A lateral do E195 da Air Serbia bastante danificada
A lateral do E195 da Air Serbia bastante danificada (Reproudução)

Um jato regional Embraer E195 da Air Serbia sofreu um acidente assustador neste domingo, 18 de fevereiro, no Aeroporto Nikola Tesla Belgrado, na Sérvia.

A aeronave decolava para Dusseldorf, na Alemanha, no voo JU324 quando teria atingido uma torre de ILS após ultrapassar os limites da pista.

Houve danos significativos a lateral da fuselagem, raiz da asa esquerda e o bordo de ataque do estabilizador horizonal, mas o jato conseguiu decolar, voou por cerca de 40 minutos e pousou novamente em Belgrado.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

As circunstâncias do acidente ainda não eram claras, mas indicavam que o E195 de matrícula OY-GDC teria acessado a pista 30L pela intersecção errada, já no meio da pista.

A aeronave então acabou sofrendo uma excursão de pista, mas conseguiu deixar o solo. Não houve feridos entre passageiros e tripulantes.

Bordo de ataque do estabilizador do E195 da Air Serbia (Reproudução)

Nova pista em implantação

O Aeroporto de Nikola Tesla Belgrado passa por uma ampliação de sua infreestrutura, com a construção de uma nova pista entre a antiga e a pista de táxi.

A Air Serbia tornou-se operadora do E195 em 2023 quando arrendou quatro aeronaves de segunda mão, todos eles repassados pela Marathon Airlines, da Grécia.

O E195 OY-GDC foi entregue originalmente à Flybe em agosto de 2008 e já voou em diversas outras companhias aéreas, entre elas a Great Dane Airlines e Bamboo Airways.