Lider do grupo Wagner morre em queda de jato executivo da Embraer na Rússia

Acidente com jato da Embraer matou todos os 10 ocupantes; Yevgeny Prigozhin, líder do grupo Wagner, aparece na lista de passageiros

Nome de Yevgeny Prigozhin, líder do grupo Wagner, aparece na lista de passageiros do voo acidentado (TASS)

Um jato executivo Embraer caiu nesta quarta-feira (23) na região de Tver, na Rússia, a cerca de 160 km da capital Moscou. Segundo a agência de notícias TASS, com informações do Ministério de Emergências russo, a aeronave transportava três pilotos e sete passageiros. Todos os ocupantes da aeronave morreram.

“O avião da Embraer estava a caminho de Sheremetyevo para São Petersburgo. Havia três tripulantes e sete passageiros a bordo. Todos morreram”, informou a autoridade russa.

O jato executivo envolvido no acidente era o Embraer Legacy 600 com registro RA-02795. Este avião pertencia a Yevgeny Prigozhin, líder grupo mercenário Wagner e que morreu na queda, de acordo com a agência russa.

Um vídeo ainda não confirmado que circula nas redes sociais mostra um avião em chamas caindo de forma descontrolada. A imagem contém ainda o que parece ser o rastro de fumaça e outro de detonação de um míssil, indicando que a aeronave pode ter sido abatida.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

“Foi iniciada uma investigação sobre a queda do avião da Embraer que ocorreu na região de Tver esta noite. De acordo com a lista de passageiros, o nome e o sobrenome de Yevgeny Prigozhin foram incluídos nesta lista”, informou a agência.

Em nota, a Embraer informou que “tomou conhecimento do acidente ocorrido com o Legacy 600 hoje na Rússia mas até o momento não tem maiores informações sobre o caso. A empresa tem cumprido as sanções internacionais impostas à Rússia, levando à suspensão do serviço de suporte ao avião desde 2019”.