Jato Legacy da Embraer vira presente da Grécia para Chipre

Aeronave executiva foi doada pela força aérea do país por conta da ajuda durante o combate a incêndios na região de Mati, perto da capital Atenas
O jato da Embraer doado pela Grécia à Chipre (HAF)

Um jato executivo Embraer Legacy pertencente à Força Aérea da Grécia tornou-se um presente do país europeu à Chipre, a pequena ilha localizada no Mar Mediterrâneo. A aeronave, que servia no transporte VIP, foi vista pintada com as cores e registro do governo cipriota nesta semana (veja abaixo).

A gratidão grega tem um motivo nobre: o Chipre teve um papel fundamental no combate aos incêndios na região de Mati, próxima à capital Atenas. A tragédia ocorreu em julho e vitimou 60 pessoas. O governo cipriota enviou um avião com 60 bombeiros para ajudar no trabalho de controlar as chamas que atingiram uma floresta na região, um destino turístico do país.

Ainda em 2018, o governo do Chipre anunciou a construção de um hospital para ajudar as vítimas dos incêndios florestais.

A Força Aérea Helênica, como é chamada, possui dois jatos ERJ em sua frota, um EMB-135LR, com 35 assentos, e o EMB-135BJ Legacy, com 15 lugares, de registro 135L-484. A aeronave foi entregue pela Embraer em 2002. A Grécia tem ainda quatro ERJ-145 AEW, dedicados à vigilância.

Já com as cores do Chipre, o jato brasileiro recebeu a designação CAF001 e deve ser usado pelas autoridades do país.

Total
0
Shares
Previous Post

Concorde ou Overture: Qual supersônico será o mais rápido?

Next Post

Rússia está ampliando produção do caça ‘invisível’ Sukhoi Su-57

Related Posts
Total
0
Share