Jatos chineses C919 e ARJ21 voa com combustível sustentável pela primeira vez

Aeronaves comerciais da COMAC decolaram de Xangai com 40% de SAF desenvolvido com resíduos de óleo de cozinha
Jato ARJ21 recebe combustível sustentável de aviação (COMAC)
Jato ARJ21 recebe combustível sustentável de aviação (COMAC)

A fabricante estatal de aviões comerciais COMAC, da China, realizou em 5 de junho voos dos jatos C919 e ARJ21 abastecidos pela primeira vez com Combustível Sustentável de Aviação (SAF).

As aeronaves decolaram dos aeroportos Shanghai Pudong (ARJ21) e Shandong Dongying (C919) com 40% de seus tanques com SAF fornecido pela empresa Sinopec.

O combustível foi obtido por meio de óleo de cozinha usado, entre outros compostos. Os voos de demonstração duraram cerca de uma hora e foram bem sucedidos, segundo a COMAC.

O "Airbus chinês" C919 voa pela primeira vez com SAF (COMAC)
O “Airbus chinês” C919 voa pela primeira vez com SAF (COMAC)

China atrasada no SAF

A China começou mais tarde na aplicação do SAF em suas aeronaves, programa que ocorre desde 2022, seundo a COMAC.

Apenas em fevereiro deste ano a CAAC (Administração de Aviação Civil da China) aprovou o uso de combustível sustentável em voos no país.

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China só aprovou o uso de SAF em fevereiro
China só aprovou o uso de SAF em fevereiro

Capaz de reduzir as emissões de poluentes em mais de 80% se comparado ao querosene puro, o SAF tem sido uma alternativa de curto a médio prazo para a descarbonização na aviação.

Fabricantes como Airbus, Boeing e Embraer já voaram aeronaves abastecidas com 100% de SAF e a transportadora britânica Virgin Atlantic chegou a completar um voo com um Boeing 787 apenas com combustível sustentável entre Londres e Nova York.

Apesar da boa receptividade, o SAF esbarra na capacidade de produção, bem aquém da demanda necessária para reduzir consideravelmente o uso de combustíveis poluentes.

Air Data News – COMAC carries out C919 and ARJ21 flights supplied with SAF

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