‘Jumbo chinês’ ganha força com acordos com fornecedores ocidentais

Memorandos foram celebrados pela COMAC com a Safran e a Crane para produzir peças para o jato widebody C929

Maquete do widebody C929 em Le Bourget
Maquete do widebody C929 em Le Bourget (COMAC)

Ainda não foi desta vez que a COMAC levou um dos seus jatos comerciais ao Paris Air Show, em Le Bourget, mas a fabricante estatal chinesa anunciou acordos importante durante a exibição.

A empresa sediada em Pudong, Xangai, assinou Memorandos de Entendimento (MoU em inglês) com a Safran e a Crane Aerospace & Electronics para o desenvolvimento de sistemas e equipamentos para o widebody C929.

A empresa francesa deverá desenvolver o sistema de oxigênio da tripulação, sistema de detecção de gelo, de controle de frenagem e de indicação de pressão dos pneus.

Já a companhia sediada em Washington, EUA, ficará responsável pelo sistema de sinalização de portas da aeronave.

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Assinatura de acordo entre a COMAC e a Safran para o jato C929 (COMAC)

Rival para o Boeing 787 e o Airbus A330neo

O C929 é um “Jumbo chinês”, sucessor do fracassado programa CR929, criado a partir da joint venture CRAIC, que reuniu a COMAC e a russa UAC.

Com a guerra na Ucrânia e as sanções comerciais, a estatal russa abandonou o projeto, mas a COMAC seguiu em frente, rebatizando a aeronave como ‘C929’ e mirando concorrência com Boeing 787 e o Airbus A330neo.

Segundo a fabricante, o widebody está fase de projeto, mas terá capacidade de 280 a 440 passageiros. A autonomia prevista é de 6.480 12.000 km, mas não está claro com qual motor o C929 será propulsionado.

O CR929 seria equipado com o turbofan russo PD-35, mas o atual estágio do projeto é desconhecido. A COMAC também pode acertar um acordo com fornecedores ocidentais como o Rolls-Royce ou a GE.

O CR929 foi um projeto conjunto entre China e Rússia

A Air China foi anunciada no ano passado como cliente lançadora, porém, o programa ainda está longe de uma possível entrada em serviço.

A despeito do acordo com a Crane, o governo dos Estados Unidos tem barrado o fornecimento de peças para a COMAC, em meio à guerra comercial com a China.

Durante o Paris Air Show, a COMAC revelou duas outras variantes da aeronave: além do C929-700, atualmente em desenvolvimento, haverá o menor C929-600 e o esticado C929-800.