KC-390 da FAB fez primeira missão de reabastecimento em voo noturno

Prova de reabastecimento aéreo noturno foi realizada no Rio de Janeiro com caças F-5M
Provas de REVO noturno foram realizadas no Rio de Janeiro (SD A. Soares/FAB)

No último dia 26 de junho, o Esquadrão Zeus, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou a primeira missão de Reabastecimento em Voo (REVO) noturno utilizando a aeronave Embraer KC-390 Millennium. A operação ocorreu nos céus do Rio de Janeiro (RJ).

O objetivo dessa missão foi incorporar mais uma capacidade ao KC-390, permitindo que ela atue em missões complexas a qualquer hora do dia ou da noite. A aeronave decolou da Base Aérea do Galeão às 21 horas e transferiu um total de 3.000 libras de combustível para os caças F5-M do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, sediado na Base Aérea de Santa Cruz.

O Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, Comandante do 1º GTT, ressaltou a importância desse treinamento para a FAB. “A missão representou um salto doutrinário e operacional importante para a Força Aérea Brasileira, pois ampliará ainda mais as possibilidades de emprego desse vetor.”

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Para o Coronel Aviador Renato Leal Leite, Comandante da Base Aérea de Anápolis (BAAN), a capacidade de realizar missões de REVO noturno traz uma nova dimensão operacional para os operadores do Millennium. “A incorporação e a consolidação dessa capacidade representam um grande avanço para as Forças Armadas brasileiras, que, agora, têm à disposição uma nova aeronave de transporte capaz de operar, efetivamente, em qualquer hora do dia ou da noite, em missões de reabastecimento em voo, permitindo que a FAB potencialize sua capacidade estratégica.”

KC-390 em teste de reabastecimento aéreo com caças F-5M da FAB (Embraer)

O REVO é um processo fundamental que permite a transferência de combustível de uma aeronave para outra durante o voo. Essa técnica possibilita que a aeronave receptora permaneça em missão por mais tempo, estendendo sua autonomia e alcance. No caso do KC-390 Millennium, ele tem a capacidade de transferir até 25 toneladas de combustível para outras aeronaves, com uma taxa mínima de aproximadamente 800 litros por minuto, de acordo com a FAB.

Segundo dados da Embraer, o avião é capaz de realizar operações de reabastecimento aéreo em velocidades que variam de 220 km/h a 560 km/h, em altitudes que vão de 610 metros a 9.750 metros, permitindo transferir combustível para helicópteros, caças ou outro KC-390.

O KC-390 também reabastecer outro KC-390 em voo (FAB)

Com essa conquista, a FAB fortalece suas capacidades operacionais e se posiciona como uma força aérea moderna e estrategicamente preparada. O KC-390 Millennium mostra seu potencial como uma aeronave versátil, capaz de realizar missões complexas em qualquer cenário e a qualquer hora do dia ou da noite. O sucesso dessa missão pioneira abre caminho para futuras operações de REVO noturno e reafirma o compromisso da FAB em aprimorar continuamente suas capacidades aéreas.

Total
0
Shares
2 comments
  1. Utilizado o novo 2858 ( o com Capacidade operacional total com o projeto) e na região do encontro da tríplice fronteira ( SP, MG e RJ).

Comments are closed.

Previous Post

Nova companhia aérea britânica, Global Airlines adquire mais três Airbus A380

Next Post
A South African opera jatos Airbus A330 e A340 nas rotas para o Brasil (South African Airways)

South African Airways retorna a São Paulo com voos da Cidade do Cabo e de Joanesburgo

Related Posts
Total
0
Share