LATAM Airlines diz que não quer mais alugar jatos Boeing 737

Em janeiro, companhia aérea enviou carta a arrendadores pedindo por ofertas do jato do qual não opera. Pedido ocorreu no dia seguinte à concordata da concorrente Gol
Aviões da Gol e LATAM. Empresa sediada no Chile não é operadora do Boeing 737
Aviões da Gol e LATAM. Empresa sediada no Chile não é operadora do Boeing 737 (Rafael Luiz Canossa)

A LATAM Airlines afirmou nesta quarta-feira, 24, que não pretende mais arrendar jatos Boeing 737 e buscará aeronaves alternativas.

“A LATAM não conseguiu nos últimos meses – apesar de seus extensos esforços – obter aeronaves B737 de outras fontes não relacionadas aos devedores”, escreveram os advogados da companhia aérea sediada no Chile.

A escassez de jatos 737 disponíveis e recusa de devedores de cooperar obrigaram a LATAM a buscar aeronaves alternativas de corredor único, explicaram ainda os representantes da transportadora.

Em janeiro, um dia após a rival Gol Linhas Aéreas entrar com um pedido de restruturação financeira nos EUA, o “Capítulo 11”, a LATAM enviou uma carta a arrendadores se monstrando interessada em alugar aeronaves Boeing 737.

Carta enviada pela LATAM aos arrendadores com aviões da Gol
Carta enviada pela LATAM aos arrendadores com aviões da Gol (Reprodução)

No entanto, a LATAM não opera jatos deste tipo, apenas a família A320, da Airbus. Para introduzir um segundo modelo de avião de fuselagem estreita, a companhia aérea teria de montar uma nova infraestrutura de treinamento, suporte e manutenção, além de buscar pilotos com experiência no 737.

Esse tipo de estratégia é incomum porque amplia os custos operacionais, algo que já é elevado no mercado sul-americana. A exceção são países como os Estados Unidos, onde as principais transportadoras têm frotas numerosas.

Falta de aeronaves

Para a Gol, a carta foi uma tentativa de tumultuar seu processo de renegociação com os arrendadores de quase 140 jatos 737 que operam em sua frota.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Boeing 737 MAX 8 da Gol
Boeing 737 MAX 8 da Gol (Alexandro Dias/CC)

Ao demonstrar interesse nessas aeronaves, a LATAM dificultaria um acordo. A empresa baseada em Santiago do Chile, no entanto, justificou a opção pelo 737 em virtude da falta de aeronaves.

Mais tarde a LATAM voltou a se manifestar, afirmando que tinha interesse em qualquer aeronave que a Gol não mais desejasse. A Gol está negociando termos mais favoráveis em relação ao pagamento do leasing de cerca de 90 aeronaves 737 MAX e NG.

A empresa aérea perdeu o segundo lugar no mercado de voos domésticos no Brasil para a Azul Linhas Aéreas em março. A LATAM lidera com 41% de participação no número de passageiros embarcados.

Total
0
Shares
Previous Post
Boeing 777 da Korean Air

Depois de encomendar 33 A350, Korean Air pode adquirir 10 Boeing 777X

Next Post
Um dos 29 A220 da JetBlue (Tim)

Companhia aérea dos EUA troca jatos Embraer pelo A220 e celebra economia

Related Posts
Total
0
Share