LATAM expandirá frota de Boeing 787 Dreamliner com cinco novas aeronaves

Companhia aérea chilena, no entanto, usará pela primeira vez os motores GEnX em vez do Rolls-Royce Trent 1000
Boeing 787 da LATAM

A LATAM anunciou nesta quarta-feira (20) ter fechado um pedido adicional de cinco widebodies 787 Dreamliner junto à Boeing. As novas aeronaves farão a frota do modelo atingir 46 jatos nos próximos anos, disse a empresa aérea chilena.

A transportadora, no entanto, não especificou quais versões serão recebidas. Atualmente a frota de Dreamliner da LATAM tem 10 787-8 e 23 787-9.

Contudo, pela primeira vez, os 787 da LATAM serão equipados com motores GEnX, fornecidos pela GE.

Até aqui apenas a Rolls-Royce forneceu os turbofans Trent 1000 para seus Dreamliner, mas que deixaram a companhia com várias aeronaves no solo por conta de falhas apresentadas anos atrás.

Os 787 da LATAM sempre foram equipados com motores Rolls-Royce Trent 1000 até agora (Bidgee)

“Essas ações estão alinhadas ao compromisso da LATAM com a sustentabilidade e aproxima o grupo de sua meta de se tornar neutro em carbono até 2050”, afirmou Ramiro Alfonsín, CFO do grupo LATAM.

“A incorporação dos motores GEnx dá maior flexibilidade e opções para o crescimento da frota de longo alcance do grupo. Além disso, a ampliação da frota Boeing 787 permitirá à LATAM operar dois modelos de motores diferentes e reconhecidos por sua tecnologia de última geração e impacto ambiental reduzido”, acrescentou o executivo.

Com mais esse pedido, a LATAM se isola como o maior operador do 787 Dreamliner na América Latina. Além da empresa sediada em Santiago, a Avianca tem 13 aeronaves em sua frota e a Aeromexico, outros 20 aviões.

A LATAM tem uma frota de widebodies que inclui o 767, atualmente sendo transformado em cargueiro, além de 10 Boeing 777-300ER herdados da TAM.

A empresa aérea chegou a ser a cliente lançadora do Airbus A350-900 na América Latina, mas decidiu retirá-lo dos seus planos em meio à pandemia.

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