Mais Gripen por KC-390: proposta será feita pelo Brasil à Suécia

Ministro da Defesa José Múcio afirmou em entrevista que terá encontro com seu par sueco durante inauguração da linha de produção do caça da Saab nas instalações da Embraer nesta terça-feira (9)
Suécia tem interesse no C-390 para o lugar dos seus velhos C-130
Suécia tem interesse no C-390 para o lugar dos seus velhos C-130 (FAB)

O jato multimissão KC-390, da Embraer, deve se transformar em “moeda de troca” para a encomenda de um segundo lote de caças Saab Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira (FAB).

É o que explicou o Ministro da Defesa, José Múcio, propondo que a Força Aérea da Suécia selecione o cargueiro militar para substituir seus turboélices C-130 Hercules.

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“Vamos ter um encontro com o ministro da Defesa sueco em que estamos discutindo a possibilidade de, já que compramos esse know-how todo do Gripen pela Saab sueca, que eles ponham os olhos no KC-390, que é algo fantástico e que o mundo respeita”, afimou Múcio em entrevista nesta segunda-feira.

José Múcio, Ministro da Defesa (GESP)

Os dois chefes da área de defesa do Brasil e da Suécia participarão na manhã desta terça-feira (9) da cerimônia de inauguração da linha de produção do caça F-39 Gripen nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

O acordo de cooperação tecnológica foi incluído na encomenda original de 36 caças, fechada durante o governo petista. Na gestão anterior, houve uma extensão do contrato para mais quatro aeronaves e as primeiras sondagens para um pedido adicional de jatos de combate, mas que não chegou a ser concluído.

Parceria entre Saab e Embraer

A Força Aérea da Suécia, por sua vez, desistiu de adquirir aeronaves C-130J Super Hercules de segunda mão e reabriu a concorrência para substituir os turboélices de primeira geração.

C-130 da Suécia (FAS)

Ao mesmo tempo, Saab e Embraer celebraram uma parceria para viabilizar a venda do KC-390 para a Suécia e que foi anunciada na na feira de defesa LAAD, realizada no Rio de Janeiro em abril.

O estreitamento das relações entre as duas fabricantes e o interesse mútuo dos governos do Brasil e da Suécia fazem crer que a potencial encomenda de jatos KC-390 é questão de tempo.

Até o momento, quatro forças aéreas anunciaram pedidos do KC-390: Portugal, Hungria, Holanda (contrato ainda pendente) e Brasil.

Leia também: Ministro sueco reconhece o KC-390 como candidato, mas nega acerto com o Brasil

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