Militares do Peru conhecem e voam no Embraer KC-390 da Força Aérea Brasileira

Esquadrão Zeus, da FAB, fez uma apresentação técnica da aeronave para as força armadas peruanas durante o Exercício Cooperación IX
KC-390 Millennium da FAB no Exercício Cooperación IX, realizado no Peru (FAB)

Militares das forças armadas peruanas tiveram a oportunidade, na última semana, de conhecer e voar no Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB). O encontro ocorreu durante o Exercício Cooperación IX, realizado no Peru, que também teve a participação de outras 10 nações das Américas.

A apresentação técnica da aeronave foi realizada no dia 16/5 pelo Comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (Esquadrão Zeus), Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira. Participaram do evento representantes da Marinha, Exército, Força Aérea e da Polícia Nacional do Peru, além de autoridades estrangeiras sediadas em Lima e outros participantes do exercício militar. Em seguida todos embarcaram para um voo no KC-390 da FAB.

Embaixador do Brasil em Lima, Sérgio França Danese, esteve no evento de apresentação do KC-390 e comentou sobre a possibilidade de negociar a aeronave com o Peru. “A indústria de defesa do Brasil pode suprir, com vantagens, as necessidades estratégicas peruanas, inclusive quanto à diversificação de provedores de tecnologia militar e equipamentos competitivos e de alta qualidade, como o KC-390.”

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Militares peruanos e autoridades estrangeiras a bordo do KC-390 do Esquadrão Zeus (FAB)

De acordo com a FAB, o Chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas do Peru, General de Exército Manuel Gómez de la Torre, um dos participantes do voo, enalteceu a aeronave multimissão da Embraer.

Compra cancelada de Antonov abre espaço para o KC-390 no Peru

Recentemente, o governo peruano anulou a compra de um exemplar do Antonov An-178, aeronave da fabricante ucraniana da mesma categoria do Embraer KC-390. O bimotor a jato seria destinado à Polícia Nacional peruana para substituir um par de antigos turboélices Antonov An-32B.

O acordo de US$ 64 milhões foi cancelado após a Antonov não cumprir o prazo de entrega do avião, que era esperado para 24 de outubro de 2021. A negociação entre Lima e Kiev estava em andamento desde 2019, quando o Antonov venceu a licitação para fornecer um An-178 para a Polícia Nacional, órgão dirigido pelo Ministério de Interior peruano.

O Antonov AN-178 pode voar a velocidade máxima de 825 km/h a 12.000 metros de altitude (Foto - Antonov)
Concorrente do Embraer KC-390, Antonov An-178 tem futuro incerto com a guerra na Ucrânia (Antonov)

A aeronave endereçada ao Peru, que seria o cliente de lançamento da aeronave, estava em fase de construção. No entanto, com a invasão da Rússia ao território da Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, o paradeiro da célula se tornou desconhecido. Com a guerra em curso, o futuro do programa An-178, assim como o destino da própria Antonov, é incerto.

Durante a viagem pelo Peru na última semana, o Esquadrão Zeus da FAB aproveitou o terreno montanhoso do país para executar a primeira missão do KC-390 num aeroporto em altitude elevada, o aeródromo em Jaula, localizado a 11.034 pés (3.300 metros).

O KC-390 do Esquadrão Zeus em Jaula, no Peru, localizado a 3.300 metros de altitude (FAB)

A boa capacidade do An-178 nesse tipo de terreno, como era previsto no projeto, foi uma das qualidades que levou os peruanos a selecionarem o Antonov que não foi entregue. Se for o caso, o avião da Embraer provou que também funciona para servir nas desafiadoras pistas peruanas.

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