Peru cancela compra do Antonov An-178, concorrente do Embraer C-390

Policia Nacional do Peru seria o cliente de lançamento do cargueiro militar produzido na Ucrânia
O Antonov AN-178 pode voar a velocidade máxima de 825 km/h a 12.000 metros de altitude (Foto - Antonov)
Concorrente do Embraer KC-390, Antonov An-178 tem futuro incerto com a guerra na Ucrânia (Antonov)

O Ministério do Interior do Peru decidiu anular nesta quinta-feira (9) o contrato de compra de um exemplar do cargueiro militar Antonov An-178 que seria destinado a Polícia Nacional do país. A negociação com o fabricante era intermediada pela Spetstechnoexport, empresa estatal de exportação da Ucrânia. A informação foi antecipada pelo website defensa.com.

De acordo com a página, o acordo avaliado em US$ 64 milhões foi cancelado pois o fabricante ucraniano não cumpriu o prazo de entrega da aeronave, que era previsto para 24 de outubro de 2021.

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A negociação entre Lima e Kiev estava em andamento desde 2019, quando o avião da Antonov venceu a licitação do governo do Peru para adquirir uma aeronave para a Polícia Nacional, órgão dirigido pelo Ministério de Interior peruano. O objetivo da compra era trazer um substituto para um antigo turboélice An-32B operado pela corporação.

O An-178 do Peru em construção na fábrica da Antonov em Kiev (Antonov)

O An-178 endereçado ao Peru, que seria o cliente de lançamento da aeronave, estava em fase de construção. No entanto, com a invasão da Rússia ao território da Ucrânia, iniciada em fevereiro do ano passado, o paradeiro da célula se tornou desconhecido. Em 2020, o governo ucraniano também anunciou a compra de três exemplares do bimotor.

Concorrente direto do Embraer C-390 Millennium

O An-178 é o projeto mais recente da Antonov. A aeronave de transporte militar de curto e médio foi alcance foi desenvolvida a partir do jato comercial An-158. O primeiro protótipo voou em 7 de maio de 2015, três meses após o voo inaugural de seu principal concorrente, o Embraer C-390 Millennium (realizado em 3 de fevereiro de 2015).

Compare o An-178 com o KC-390, da Embraer

Com 32 metros de comprimento por 30 m de envergadura, o Antonov An-178 é projetado para transportar até 18 toneladas de carga a uma altitude de 12.000 metros e velocidade de cruzeiro de 825 km/h. O avião também pode ser utilizado no transporte de forças militares, com capacidade para 90 soldados ou 84 paraquedistas, ou na recuperação de até 78 feridos.

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Conheça os concorrentes do Embraer C-390 Millennium

“Em uma emergência, o Antonov An-178 pode ser usado para evacuar populações de zonas de desastres naturais, transportar feridos e esquadrões de resgate”, observa a Antonov em seu site. O jato militar também é projetado para pousar e decolar em vários tipos de aeródromos, incluindo pistas de terra.

Com a guerra na Ucrânia em curso, o programa de desenvolvimento do An-178 dificilmente deve progredir no curto prazo. O próprio destino da Antonov também é incerto, uma vez que a fabricante ucraniana dependia enormemente do fornecimento de componentes importados da Rússia, que deixou de negociar com o país vizinho em 2014, após a anexação da Crimeia.

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  1. Será que terá dinheiro do BNDES na transação?? Temos que ficar de olho nos “” companheiros “”

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