Mitsubishi planeja primeiro voo do SpaceJet M90 para as próximas semanas

Projeto de avião comercial mais atrasado da atualidade, jatos da família SpaceJet devem estrear no mercado somente em 2021 ou 2022
SpaceJet M100: versão feita sob medida para os EUA (MA)
Os seguidos atrasos no programa já custaram a Mitsubishi mais de 150 cancelamentos de pedidos (Mitsubishi)

A Mitsubishi Aircraft está planejando um voo inaugural discreto para o jato regional SpaceJet M90. O fabricante informou que a aeronave está “nos preparativos finais para o seu primeiro voo, que será anunciado nas próximas semanas”.

A ocasião, no entanto, não terá nenhuma cobertura midiática devido a proibição de grandes aglomerações de pessoas imposta no Japão para impedir a propagação do Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

O surto de Covid-19, iniciado na China no final de 2019, está abalando as estruturas tráfego aéreo mundial, sobretudo na região Ásia-Pacífico, incluindo o Japão. Segundo a emissora NHK, o país registrou mais de 1.200 casos da doença.

O M90 é uma versão atualizada do MRJ90, aeronave que voou pela primeira vez em junho de 2015. Após uma série de atrasos e problemas no projeto, a Mitsubishi decidiu fazer uma grande reformulação no programa em junho do ano passado e a série abandonou o nome MRJ (Mitsubishi Regional Jet) e passou a se chamar SpaceJet.

Segundo o fabricante, o primeiro protótipo do M90 já foi submetido a ensaios de solo, incluindo testes de motor, aceleração na pista em potência máxima e provas de taxiamento.

“Depois que a aeronave concluir o primeiro voo, finalizaremos os planos para ingressar na frota de testes de voo em Moses Lake (no centro de testes da Mitsubishi Aircraft nos EUA) e começaremos as etapas finais do teste de certificação de tipo para o SpaceJet M90”, diz a empresa.

O plano original da Mitsubishi previa a estreia do MRJ90 em 2014... (Divulgação)
Recomeço: a primeira versão do M90 – ex-MRJ90 – voou pela primeira vez em 2015 (Divulgação)

Avião mais atrasado do mundo

O programa SpaceJet da Mitsubishi é atualmente o projeto de avião comercial mais atrasado da indústria aeronáutica, superando até mesmo o C919 da chinesa COMAC. A aeronave foi anunciada pela fabricante japonesa em 2008 e as primeiras entregas eram previstas para 2013.

Passados sete anos do prazo original, a Mitsubishi já adiou o lançamento da aeronave seis vezes e ainda se esforça para iniciar a campanha de certificação. No informe mais recente, a fabricante divulgou que planejava iniciar as entregas do M90 entre o final de 2021 e início de 2022.

Além do M90, a empresa também está desenvolvendo o M100 (ex-MRJ70), versão com capacidade entre 65 e 88 passageiros e que deve chegar ao mercado em meados de 2024.

O menor modelo da família SpaceJet será um concorrente direto do Embraer E175-E2. As duas aeronaves são projetadas para atender principalmente o mercado de aviação regional dos EUA e devem se enquadrar nos limites de peso máximo de decolagem de 39.000 kg e capacidade máxima para 76 ocupantes, conforme estipulado na cláusula de escopo dos sindicatos de pilotos do país.

Os seguidos atrasos na conclusão e certificação da aeronave já custaram a Mitsubishi mais de 150 cancelamentos. A perda mais expressiva partiu da empresa norte-americana Trans States Holdings, que no ano passado desistiu de comprar 100 aeronaves (modelos M90). O backlog atual (aeronaves a entregar) da fabricante contém cerca de 400 pedidos. O operador de lançamento da aeronave será a companhia aérea japonesa All Nippon Airways.

A companhia japonesa ANA tem um pedido firme por 15 jatos M90 (Divulgação)

Primeiro jato comercial do Japão

O SpaceJet é o primeiro jato comercial desenvolvido no Japão (não confundir com o HondaJet, uma aeronave de transporte executivo). A última vez que a indústria japonesa havia se aventurado na aviação comercial foi com o bimotor turboélice NAMC YS-11, produzido entre 1962 e 1974, e que ficou conhecido no Brasil com as cores da VASP, que o chamava de “Samurai”.

O NAMC YS-11 ficou conhecido no Brasil como "Samurai"
O NAMC YS-11 ficou conhecido no Brasil como “Samurai”

A Mitsubishi produz a série SpaceJet em sua instalação ligada ao aeroporto de Komaki, em Nagoya, mesmo local onde foi produzido o famoso caça A6M Zero durante a Segunda Guerra Mundial.

Veja mais: Airbus cancela tour do A220 no Brasil devido ao coronavírus

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