Helicópteros Airbus H135 da NASA

Os novos helicópteros H135 da NASA foram produzidos na fábrica da Airbus no Mississippi (Airbus)

A Airbus Helicopters entregou na última semana um par de helicópteros bimotores H135 para a NASA e um terceiro aparelho será entregue no início do próximo ano, informou a fabricante.

As aeronaves compradas pela agência espacial dos EUA ficarão baseadas no Kennedy Space Center, na Flórida, e serão usadas para fornecer segurança aérea durante o lançamento de foguetes, serviços médicos de emergência, voos de pesquisa e transporte de passageiros.

“Enquanto a NASA buscava renovar sua frota envelhecida de helicópteros, o H135 foi selecionado devido ao seu desempenho, capacidades e habilidade de atender às nossas necessidades enquanto olhamos para o futuro do lançamento espacial tripulado”, disse David Ramsey, chefe de operações de voo do Centro Espacial Kennedy. “Durante os próximos anos, esses helicópteros não apenas apoiarão missões de segurança e de rotina no Centro Espacial Kennedy, mas também apoiarão nossos astronautas e tripulação enquanto lançam missões importantes para a ISS, a lua e além.”

Os helicópteros da Airbus vão substituir os antigos modelos Bell UH-1H Iroquois que estão em serviço com a NASA desde o início dos anos 1980.

Bell UH-1H Iroquois da NASA

A NASA opera três UH-1H desde o início dos anos 1980; último aparelho será retirado em 2021 (NASA)

Os aparelhos encomendados pela agência espacial norte-americana foram produzidos na fábrica da Airbus Helicopters em Columbus, no estado do Mississippi.

Até o final deste mês, um dos H135 escoltará os astronautas da próxima missão Crew Dragon da SpaceX até a histórica plataforma de lançamento 39A (de onde partiram os foguetes das missões Apollo), de onde partirá para uma expedição de seis meses à Estação Espacial Internacional.

Os novos helicópteros também apoiarão os esforços para preparar e executar o programa Artemis da NASA, que planeja enviar a primeira mulher à Lua até 2024.

“Trabalhar com a NASA é algo com que muitos de nós, incluindo eu, sonhamos desde que éramos crianças, e estamos prontos para apoiar totalmente seus novos H135s enquanto eles apoiam a exploração espacial”, disse Romain Trapp, presidente da Airbus Helicopters na América do Norte. “Construir um helicóptero que ajude a NASA a impulsionar avanços críticos na ciência e na tecnologia aeroespacial é realmente uma honra e um privilégio.”

A NASA também assinou recentemente um contrato de suporte de US $ 15 milhões por até 10 anos, no qual a Airbus Helicopters dará suporte total à frota H135 da NASA, incluindo operações de manutenção e voo com dois pilotos, dois mecânicos e um gerente de programa no local no Kennedy Space Center.

Veja mais: Projeto brasileiro, Desaer ATL-100 será produzido em Portugal