Novas imagens do caça invisível chinês ‘J-36’ configuração de dois assentos

Jato de três motores foi flagrado durante pouso e dentro de hangar, onde é possível ver o compartimento principal de armamentos aberto

O J-36 visto pela primeira de perto no solo: função ainda desconhecida
O J-36 visto pela primeira de perto no solo: função ainda desconhecida (Reprodução)

As imagens do enorme caça furtivo ‘J-36’, da Chengdu Aircraft Corporation (CAC), continuam a surgir nas redes sociais chinesas, com o aval não declarado do governo da China.

A aeronave de três motores teve duas imagens inéditas compartilhadas nos últimos dias e que revelam aspectos importantes do projeto.

A primeira confirmação foi a configuração de dois assentos lado a lado, que era sugerida mas nunca comprovada desde que o JH-XX, como também é referido, apareceu pela primeira vez no final de 2024.

Uma segunda imagem frontal ainda mais clara mostra a aeronave sob um abrigo no solo com as portas do compartimento principal de armamentos abertas.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

O caça de três motores durante pouso: dois assentos lado a lado (Reprodução)

Nela é possível ver os contornos da carlinga dupla e também a entrada de ar dorsal que alimenta o motor central do jato. Dois reflexos parecem revelar dois Head-Up Displays à frente dos assentos.

Missão da aeronave ainda não está claro

O novo avião furtivo ainda causa dúvidas em analistas sobre seu principal missão na Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) da China.

Há quem o considera um caça de superioridade aérea e quem aposte num avião de ataque estratégicio de profundidade.

Aeronave não possui cauda e usa spoilers para controlar o voo (Reprodução)

A segunda hipótese parece mais provável já que o ‘J-36’ possui características similares a caças-bombardeiros mais antigos como o Sukhoi Su-34 e o F-111.

O uso de três motores, possivelmente os mesmos do caça J-20, também reforça a noção de que a aeronave levará uma carga útil mais elevada e por isso precisaria de mais empuxo disponível.

O estágio de desenvolvimento, contudo, é desconhecido, mas um efeito o avião já teve, o de acelerar o desenvolvimento de novas aeronaves avançadas nos Estados Unidos como o caça F-47.

Posts Similares