Novo A321XLR passa por testes em região congelante do Canadá

Jato de longo alcance da Airbus enfrentou temperaturas extremas em Iqaluit, no norte do Canadá
Que frio! A321XLR enfrentou temperaturas de 30º negativos em Iqaluit (Blaine Heffernan via Airbus)

Em uma nova etapa da campanha de certificação, o jato de longo alcance Airbus A321XLR esteve na última semana na região de Iqaluit, no Canadá, onde passou por testes em frio extremo.

A aeronave com número de série MSN11058 partiu da sede da fabricante em Toulouse, na França, em 20 de fevereiro e permaneceu em Iqaluit até a última sexta-feira (24). Dados meteorológicos apontaram que a temperatura na região estava em torno de 33° negativos durante a passagem do A321XLR.

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A Airbus não detalhou a programação dos testes com a aeronave no Canadá. No entanto, sabe-se que em avaliações desse tipo novos aviões têm todos os seus sistemas testados no ambiente extremo de clima frio em provas de voo e em solo. Alguns dos itens analisados nesses ensaios são os motores, unidade de energia auxiliar (APU), componentes eletrônicos e o trem de pouso.

Fora os ensaios em temperaturas congelantes, o A321XLR ainda precisa ser avaliado em outros ambientes e condições para obter o certificado de aeronavegabilidade. Provas em aeroportos localizados em grandes altitudes e experimentos em clima quente são alguns dos testes que o novo jato da Airbus ainda será submetido.

Sucesso de vendas com centenas de unidades encomendadas mesmo antes de sua certificação, o A321XLR deve entrar em serviço no primeiro semestre de 2024. Equipado com um tanque de combustível adicional, a aeronave de um corredor promete uma autonomia de voo na faixa dos 8.700 km, um alcance hoje possível somente com jatos de grande porte.

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