O novo turboélice regional D328eco ainda não voou, mas uma parte importante do avião já está no ar. A Deutsche Aircraft começou a testar em voo o trem de pouso desenvolvido para o modelo utilizando um Dornier 328 antigo como plataforma de ensaios.
A aeronave modificada realizou cinco voos desde 5 de agosto e já acumula mais de 15 horas de atividades em solo e no ar com o novo sistema. Antes disso, foram realizados testes de taxiamento em baixa e alta velocidade.
Siga AIRWAY: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook
A solução permite adiantar parte da campanha sem depender do primeiro protótipo do D328eco. Os próximos ensaios devem avaliar frenagem e distância de parada, direção no solo, comportamento com vento cruzado e operações em pistas não pavimentadas, além de testes estruturais, de durabilidade e confiabilidade.
Há uma razão adicional para tanta atenção ao trem de pouso. A Deutsche Aircraft mudou de fornecedor durante o desenvolvimento e adquiriu os direitos de propriedade intelectual do sistema, passando a ter controle direto sobre sua engenharia. O mesmo projeto poderá ser aplicado aos antigos D328 que continuam em operação, facilitando peças de reposição e manutenção das duas gerações.

Fuselagem feita no Brasil
Apesar de ser um programa alemão, o D328eco terá uma participação brasileira importante. A Akaer, de São José dos Campos, foi escolhida para fabricar toda a seção dianteira da fuselagem do novo avião.
A participação não se resume à montagem de peças fornecidas pela Deutsche Aircraft. A empresa brasileira responde também pela industrialização, desenvolvimento de ferramental, fabricação de protótipos e trabalhos de engenharia relacionados à seção.
Em agosto de 2025, Akaer e Deutsche Aircraft inauguraram em São José dos Campos uma linha dedicada à fuselagem dianteira do D328eco, preparando a estrutura para a futura produção em série.
O trabalho brasileiro faz parte de uma cadeia industrial bastante internacional. A montagem final ficará no Aeroporto de Leipzig/Halle, na Alemanha, enquanto outras estruturas importantes são produzidas por fornecedores de diferentes países.

O D328eco também não nasceu de uma folha em branco. Seu ponto de partida é justamente o Dornier 328, turboélice regional que entrou em serviço nos anos 1990. A Deutsche Aircraft aproveitou o projeto original para desenvolver uma aeronave maior e profundamente atualizada.
A fuselagem foi alongada para acomodar 40 passageiros, enquanto a propulsão será feita pelos novos Pratt & Whitney Canada PW127XT-S. O avião também terá aviônicos modernos e alterações em estruturas e sistemas.
Primeiro voo ainda aguardado
Enquanto o trem de pouso voa no antigo D328, a atenção agora está voltada ao TAC 1, primeiro D328eco destinado à campanha de testes.
O protótipo foi apresentado em Oberpfaffenhofen, na Alemanha, em maio de 2025, mas ainda não decolou. O primeiro voo, anteriormente esperado para 2025, passou para 2026 e a Deutsche Aircraft trabalha atualmente com a segunda metade deste ano.
O cronograma do programa já foi revisto outras vezes. A entrada em serviço chegou a ser prevista para 2026, mas foi transferida para o quarto trimestre de 2027 após uma revisão que incluiu mudanças nos requisitos de certificação.

Isso deixa pouco mais de um ano para realizar boa parte dos ensaios em voo e concluir a certificação caso o protótipo decole ainda em 2026.
A Deutsche Aircraft pretende disputar um segmento hoje praticamente dominado pela ATR. Com 40 lugares, o D328eco será menor que o ATR 72-600 e busca justamente operações em que essa diferença pode ser útil, incluindo rotas de baixa demanda e aeroportos com pistas curtas ou não pavimentadas.
Notícias recentes
O desafio não é apenas colocar o avião no ar. A fabricante disse no início deste ano possuir cerca de 150 cartas de intenção e um pipeline comercial de aproximadamente 600 aeronaves, mas ainda há poucos compromissos divulgados publicamente.
A alemã Private Wings é o cliente conhecido até agora, com uma carta de intenção assinada em 2023 para cinco D328eco. A empresa já opera aeronaves Dornier 328 da geração anterior.



