Novo caça “invisível” J-35 é flagrado em voo de testes na China

Aeronave furtiva da Shenyang deverá ser utilizada a bordo do novo porta-aviões Fujian, primeiro a contar com decolagem por catapulta na Marinha da China
O J-35 é o segundo caça de quinta geração projetado na China, depois do Chengdu J-20

O novo caça J-35, da Shenyang, foi flagrado em um voo de testes dias atrás na China. A aeronave furtiva (invisível aos radares) deverá ser parte da ala aérea do novo porta-aviões da Marinha chinesa, o Fujian, e guarda semelhanças com o Lockheed Martin F-35, dos EUA.

A aeronave foi vista em baixa velocidade, com os trens de pouso estendidos, mas não é possível determinar onde nem quando o vídeo foi feito.

Um protótipo do J-35 com várias atualizações foi flagrado em voo em outubro de 2021 mas ainda com acabamento em primer. Em julho do ano passado, o que pode ser a mesma aeronave foi vista em mais detalhes no solo, sendo inspecionada por funcionários da fabricante.

O caça exibia o número 350003 e um logotipo com a designação “J-35”. No começo deste ano, o jato embarcado foi novamente avistado mas em testes de taxiamento, mas não houve registros de voos até agora.

Evolução do protótipo FC-31

O J-35 é uma evolução do protótipo FC-31, que a Shenyang desenvolveu com intuito de oferecê-lo à Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF), mas a aeronave não foi aceita.

A fabricante então direcionou seu foco em transformar o FC-31 em um jato de combate naval com características furtivas. Por conta disso, o projeto passou por várias modificações, do cockpit às superfícies de voo e entradas de ar dos motores.

Caça chinês FC-31
Próximo caça chinês de 5ª geração, o Shenyang FC-31 não foi aceito pela força aérea (WC)

O J-35 mostrou uma semelhança bastante grande com o Lockheed Martin F-35, caça desenvolvido em três variantes para ser utilizado por forças aéreas (F-35A), como aeronave de decolagem curta ou vertical (F-35B) e como caça naval (F-35C).

O mais notório sinal desse conceito é o trem de pouso dianteiro, desenvolvido para decolagem por catapulta, um recurso presente no porta-aviões Fujian.

O novo porta-aviões é o primeiro totalmente construído na China e que possui um porte maior que o Liaoning e o Shandong, derivados de projetos russos e que só possuem capacidade de decolagem por rampa (sky ramp).

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