A arquitetura na área “Dutch Mountain” do lounge lembra o formato dos diques holandeses (KLM)

“Servir bem para servir sempre”. Embora não assuma com todas essas palavras, esse lema é tratado pela companhia aérea holandesa KLM quase como um mantra. Prova disso é a nova área VIP da empresa centenária, o Crown Lounge, inaugurado por completo no final de novembro do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, e que o Airway pode conhecer de perto e usufruir de suas regalias.

O novo espaço da KLM fica instalado na área “non-Schengen” entre os portões E e F de Schiphol, zona do aeroporto que reúne voos internacionais para fora da Europa, como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, os três destinos brasileiros atendidos pela companhia holandesa.

A “casa da KLM” ocupa uma área de 6.800 metros quadrados distribuídos em dois andares. “Podemos receber entre 700 e 1.000 clientes Crown Lounge de um só vez. Nossa expectativa é de que cerca de 1 milhão de clientes devem aproveitar o espaço todos os anos”, disse Eelco van Asch, vice-presidente sênior da KLM Ground Services.

Com uma parede de vidro iluminada e decorada com cerca de cinco mil miniaturas de casas de Delf Blue, a reluzente entrada do Crown Lounge é facilmente notada na área de embarque internacional do aeroporto em Amsterdã. Quem passa por ali fica tentado a entrar ou ao menos tirar uma foto.

Quem não tem acesso automático ao Crown Lounge pode adquirir a entrada por € 65 (KLM)

A entrada no Crown Lounge é liberada para passageiros da KLM que viajam de classe executiva e associados dos programas de fidelidade Flying Blue Platinum e Gold da companhia. Membros do SkyTeam Elite Plus, que reúne clientes de outras 18 empresas aéreas, também podem aproveitar o espaço. Já quem não tem acesso automático pode adquirir a entrada por € 65 (R$ 301) – as entradas também podem ser adquiridas utilizando milhas da KLM ou de empresas parceiras, como a Gol.

Uma vez no lounge, os visitantes têm direito a uma série de opções de bebidas e refeições gratuitas em diferentes ilhas pela área VIP, entre outras comodidades, como espaços para descanso, trabalho ou a mera observação do movimento de aeronaves no aeroporto em ambientes fechados ou abertos. A decoração dos ambientes é um show à parte, com mobiliário que dá vontade de levar pra casa.

O Crown Lounge oferece uma bela vista do Aeroporto de Schiphol (Thiago Vinholes)

Também há opções pagas no Crown Lounge, como é o caso dos drinks e bebidas especiais servidos no bar Blue by KLM e os refinados pratos do Blue Restaurant com cardápio elaborado por Joris Bijdendijk, chef holandês estrelado pelo Guia Michelin.

Quem precisa encarar longos períodos de espera entre conexões pode aproveitar as cabines privativas no lounge com camas (queen size) e tirar uma soneca ou descansar assistindo a TV com tela de 33 polegadas. A utilização do espaço é cobrado à parte: € 49,50 (R$ 229) por três horas ou € 75 (R$ 348) por cinco horas. Já o uso dos chuveiros não inclui nenhum custo.

Conceito

Como explica a KLM, o Crown Lounge foi projetado inspirado em cinco “paisagens holandesas” diferentes para atender aos diversos desejos e necessidades de seus clientes, caso optem por trabalhar, relaxar, refrescar, beber, encontrar entretenimento ou comer em bons restaurantes. As 5 paisagens são:

• No “Polder”, os clientes encontram espaços para trabalhar e relaxar ao mesmo tempo. O tapete, decorado em vários tons de verde, lembra os pastos da Holanda. Uma parede com luzes LED de 110 metros simula o céu holandês e a iluminação se adapta à hora do dia e inclui até um pôr do sol.

O ambiente “Polder” é uma referência aos vastos pastos da Holanda (Thiago Vinholes)

• No ambiente “City”, os clientes podem desfrutar de cozinha “ao vivo”, um Bar Heineken, projetado especialmente pela cervejaria holandesa, e um café com barista.

Cervejaria local, a Heineken montou seu próprio bar no Crown Lounge (KLM)

• O espaço “Sea” oferece tudo o que os clientes precisam para recarregar suas baterias durante sua jornada. A área possui vinte chuveiros gratuitos, que os clientes podem reservar com antecedência nos quiosques de autoatendimento do salão, assim como as cabines privativas com camas.

• A zona intitulada “Dutch Mountain” oferece aos visitantes uma variedade de opções para trabalhar e se divertir, de uma sala de TV a um local dedicado a DJs para eventos especiais.

O “Dutch Mountain” tem até um mini-cinema (KLM)

• O “Sky” é uma área exclusiva e original no segundo andar. A pedido dos clientes da KLM, o ambiente ganhou um terraço com uma bela vista do Aeroporto de Schiphol. O bar Blue by KLM e o Blue Restaurant ficam nesse espaço.

Com tantas opções de entretenimento e alimentação, além de diferentes áreas para trabalhar e descansar, o Crown Lounge da KLM sem dúvidas deixa em seus visitantes um gostinho de “quero mais”. Em um espaço como esse, esperar um longo período até o momento de voar deixa de ser um incômodo e se torna um deleite.

*Airway viajou para Amsterdã a convite da KLM.

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