Ofuscado pelo A220, Airbus A319neo perde 31 pedidos da Spirit Airlines

Menor versão da família Neo tem agora apenas 61 aeronaves encomendadas, 14 delas entregues
O primeiro A320 americano será entregue a companhia Spirit Airlines (Airbus)
A Spirit tem um numeroso pedido da família A320neo, agora sem conta com o a319neo (Airbus)

Não é de hoje que o A319neo, menor membro da família de aeronaves de corredor único da Airbus, tem atraído poucos interessados. Mas desde a chegada dos jatos C Series, da Bombardier (e renomeados como A220), as vendas do modelo praticamente estagnaram.

Uma rara exceção veio da Spirit Airlines, companhia aérea de baixo custo dos EUA, que em meio a uma grande encomenda em 2020 incluiu 31 A319neo em seu acordo com a Airbus.

Mas nesta semana a transportadora revelou que o A319neo está fora dos seus planos. Os 31 pedidos foram convertidos em aeronaves A321neo, de maior capacidade e atualmente as que mais têm feito sucesso no portfólio da empresa.

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Graças a mudança, a carteira de pedidos do A319neo teve um corte de 50%: era de 92 aeronaves até o primeiro semestre e agora inclui apenas 61 jatos, 14 dos quais já entregues.

Com poucos pedidos, o novo A319neo vai estrear na aviação comercial apenas em 2020 (Airbus)
Com poucos clientes, o A319neo perdeu 50% das encomendas (Airbus)

Com capacidade para até 160 assentos, o A319neo é considerado uma aeronave de custo operacional não tão vantajoso, a despeito do bom alcance de 6.850 km.

Ademais, a prioridade em ampliar as vendas do A220-300 pode ter ofuscado o papel do A319neo da linha de aeronaves da Airbus.

Some-se a isso a cada vez maior preferência das companhias aéreas por modelos maiores como o A321neo e o cenário pessimista para o a319neo fica completo.

Clientes chineses

Até o momento, o A319neo tem sido uma aeronave com uma demanda muito pequena por parte de companhias aéreas. Na verdade, após a desistência da Spirit, apenas transportadoras chinesas têm pedidos pelo modelo.

A maior cliente é a China Southern Airlines, com nove pedidos, quatro deles já entregues. Air China e Tibet Airlines têm cinco encomendas, mas apenas a segunda opera o A319neo. Há ainda um pequeno pedido de dois aviões da Sichuan Airlines.

Além destes, há nove A319neo encomendados por governos e para uso executivo, além de 31 aeronaves cujos clientes não foram revelados.

Um dos 14 A319neo em serviço é um exemplar da China Eastern Airlines (Airbus)

Trata-se de um desempenho de vendas pior até que do A318, o menor Airbus já desenvolvido, que teve somente 80 unidades produzidas e é certamente o maior erro da fabricante. Até mesmo o antecessor A319ceo vendeu muito mais – 1.486 aeronaves, para ser preciso.

Até quando a Airbus deve manter o A319neo em seu portfólio é algo difícil de saber. Por conta do impacto negativo em admitir um erro como esse é pouco provável que isso ocorra, no entanto.

Além do mais, por ser parte de uma família de sucesso, com mais de 9.600 aeronaves encomendadas, o A319neo pode permanecer disponível para aquisição, sobretudo para clientes corporativos, uma boa alternativa para o raro modelo.

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