Os céus mais congestionados do Brasil

Relatório do DECEA, órgão responsável pelo controle do tráfego aéreo no país, mostra quais são as ‘áreas terminais’ por onde circularam mais aeronaves em 2015
Céus congestionados: mais movimentada região do Brasil, São Paulo vê passar cerca de 2 mil aviões todos os dias
Céus congestionados: mais movimentada região do Brasil, São Paulo vê passar cerca de 2 mil aviões todos os dias
Céus congestionados: mais movimentada região do Brasil, São Paulo vê passar cerca de 2 mil aviões todos os dias
Céus congestionados: mais movimentada região do Brasil, São Paulo vê passar cerca de 2 mil aviões todos os dias

Um habitante da Grande São Paulo pode não reparar, mas por sua cabeça passam diariamente boa parte das cerca de duas mil aeronaves que têm como destino os aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Campo de Marte ou Viracopos, além de outros terminais menores. Essa região é chamada pelo DECEA (Departamento de Controle do Tráfego Aéreo) de TMA São Paulo. A sigla em inglês significa “área de controle terminal”, uma zona com limites invisíveis fisicamente, mas claramente delimitada nos radares do órgão.

Num relatório divulgado neste mês, o DECEA voltou a apontar a TMA São Paulo como a mais movimentada do país, com nada menos que 725,8 mil operações, ou seja, qualquer voo seja ele de partida, chegada ou passagem. Os aeroportos dessa região respondem por mais voos que as TMAs do Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, respectivamente a 2ª, 3ª e 4ª mais congestionadas do Brasil.

Apesar do número impressionante, houve uma leve queda no movimento no ano passado se comparado a 2014: foram quase 6 mil voos a menos, mas a queda teve a ver com a aviação geral e militar e não com a comercial, que até cresceu.

Depois de São Paulo, a TMA Rio de Janeiro responde por 328,4 mil voos, queda de 8% em relação a 2014. Possivelmente, esse quadro tenha a ver com a Copa do Mundo que fez o Rio receber muitos voos fretados. Sinal disso é que a aviação geral teve uma queda abrupta de 25% entre esse período.

mapa-tmas-airway

Academia

Embora esteja em 3º lugar, a TMA Brasília tem extrema importância. Como é na prática apenas o aeroporto da capital federal, a área representa uma boa parcela dos voos do país afinal trata-se do terminal com mais voos de conexão nacional. Foram 203,1 mil operações, um leve aumento de meio por cento comparado a dois anos atrás.

Após Belo Horizonte, outra terminal significativa pela quantidade de voos de conexão, está a TMA Academia. Ela é a única a quebrar a regra do tráfego aéreo comercial como mais importante vetor de operações. Responsável por controlar os aviões que circulam pelo norte e noroeste do estado de São Paulo, a terminal também monitora o tráfego da base aérea de Pirassununga, onde fica a AFA, a Academia da Força Aérea, daí o nome. Foram mais de 131 mil operações no ano passado, queda de 6,6% em relação ao ano retrasado, a maior parte causada pela redução dos voos de aviões militares por conta de cortes no orçamento da força.

Veja a seguir as 30 TMAs mais movimentadas do Brasil em 2015.

tmas-mais-movimentadas-2015

Veja mais: As companhias aéreas donas dos aeroportos brasileiros

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  1. A pergunta é o seguinte como seria dois mil voos diários em são paulo. Vocês tambem contam com todos os aeroportos do mesmo estado?

    Antonio Jorge Cersosimo

  2. Vamos analisar a cidade de São Paulo . É o coração do Brasil , o maior polo Industrial do País , então o fluxo de aeronaves é bem carregado devido as condições de negócios , trabalhos ,executivos com seus horários apertados , tudo isso leva o numero de aeronaves no espaço Paulistano . Devido ao grande movimento esta na hora de achar um local para construir um novo aeroporto e fazer uma divisão das aeronaves para decolar e aterrissar evitando operações de risco . Construir um novo aeroporto com pista de 3000 m de comprimento para que haja uma área de escape na hora de um imprevisto em outro aeroporto da capital .

  3. Acredito que for te responder dirá que esse número se refere a movimento de pouso e decolagem dos aeródromos contidos no espaço da Área Terminal de São Paulo (Guarulhos, Congonhas, Campo de Marte e Viracopos principalmente). O Serviço de Apoio á Navegação Aérea se aplica em todo território brasileiro, mas cabe ao órgão de administração regional- SRPV-SP- somente a área compreendida pelas TMA SP e TMA-RJ (RJ) alem do espaço aéreo entre elas.

  4. Prezado Antonio, pelo o que eu entendi da reportagem, esses dois mil voos diários estão relacionados não só a pousos e decolagens, mas sim a voos que passam pelo espaço aéreo da região paulista e que, obviamente, devem ser controlados pelo TMA (como diz a reportagem). Então os voos que apenas passam “por cima” de nossa região, estão sendo contabilizados.

  5. Ué, está escrito na matéria que SP incluí todos. Basta lê-la inteira.
    Isto acontece pq o brasileiro é preguiçoso. Nos EUA por exemplo os aeroportos são espalhados obrigando ás pessoas a se locomoverem, por exemplo Guarulhos, Pra uma pessoa sair de Ribeirão Preto, de carro para pegar um voo internacional em Guarulhos, gasta umas 4 horas, ou mais dependendo de como estão as marginais. Podendo chegar a uma 6 h.
    Pô, pq não aproveitar Viracopos. Aumentando o volume cai o preço(pelo menos no resto do mundo é assim) e em 2, módicas, horas e 30 min. você já estará dentro do terminal aguardando as 3 h que pedem para chegar antes.
    Pra que fazer tudo via Capital??? E vale lembrar que Rib. Preto foi só um exemplo, pois o aeroporto lá tbm é internacional. Então? Somo preguiçosos ou não, coniventes ou não?

  6. Quando o Decea vai alterar a rota dos voos que passam na Serra da Cantareira? A Cantareira é protegida pela Unesco e nao pode ter voos regulares por la, principalmente a noite e de madrugada, quem for a favor da proibicao, procure a peticao eletronica na internet, procure por “proibicao de avioes na serra”

  7. O mais sensato é fazer uma ligação com trem expresso entre São Paulo e Viracopos – projeto até existe, era para a Copa e chegaria ao Rio de Janeiro, mas daí…deu no que deu!

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