Para TripAdvisor, Azul é a melhor companhia aérea do mundo em 2020

Empresa é a primeira do Brasil a aparecer no topo da premiação Travellers’ Choice, superando companhias aéreas com padrão de serviço mais luxuoso
(Nathan Coats – Wikimedia Commons)
O prêmio do TripAdvisor reúne avaliações do público (Nathan Coats – Wikimedia Commons)

Não deu para a Emirates, nem para a Singapore Airlines ou a Qatar Airways com seus enormes Airbus A380. O título de melhor companhia aérea do mundo em 2020 na premiação Travellers’ Choice ficou com a Azul. Esta é a primeira vez que uma empresa brasileira aparece no topo do ranking criado pelo TripAdvisor em 2002, um site de viagens que reúne avaliações de seus usuários.

Além do prêmio principal, a Azul também levou outra coleção de troféus. A empresa ganhou as categorias Melhor companhia aérea na América Latina, Melhor companhia aérea no Brasil, Melhor companhia aérea low cost da América Latina, Melhor Classe Econômica na América Latina e Melhor Classe Econômica do mundo.

“Esse prêmio só demonstra a verdadeira paixão e dedicação com que trabalhamos todos os dias para alcançar nossa missão de oferecer a melhor experiência de viagem aos nossos Clientes. Quero agradecer a todos, o nosso time e aos nossos Clientes, pois foram eles que fizeram a Azul voar ainda mais alto e alcançar essa premiação que é um enorme marco em nossa história”, comemora John Rodgerson, presidente da Azul. “ Fico ainda mais feliz e orgulhoso por sermos uma empresa brasileira e ter sido eleita no topo do ranking, à frente de empresas tradicionais do mercado mundial”, completa Rodgerson.

Os vencedores dos prêmios Travellers’ Choice são selecionados anualmente com base no feedback de milhares de membros do TripAdvisor. O ranking é elaborado com ajuda de um algorítimo que determina a quantidade e a qualidade das avaliações e classificações de companhias aéreas enviadas por viajantes do mundo todo durante um período de 12 meses.

“Os vencedores do Travelers ‘Choice Awards 2020 devem se orgulhar muito desse grande reconhecimento. Embora tenha sido um ano desafiador para o segmento de viagens e hospitalidade, queremos celebrar as conquistas de nossos parceiros”, diz Kanika Soni, diretora comercial do Tripadvisor. “Os vencedores do prêmio são amados pelos seus serviços e pela alta qualidade que oferecem. Então, eles não apenas merecem ser reconhecidos, como também são uma grande fonte de inspiração para os viajantes agora que o mundo começa sua retomada”, completa Soni.

O que esse prêmio representa para a Azul?

Funcionando desde fevereiro de 2000, o TripAdvisor foi um dos primeiros sites da internet sobre viagens com conteúdo gerado pelos usuários. Hoje é um dos serviços mais populares do mundo nesse segmento, com mais de 32 milhões de inscritos e mais de 100 milhões de comentários e opiniões sobre hotéis, restaurantes, atrações e outros negócios relacionados ao turismo.

Em 2002, o TripAdvisor criou a premiação Travellers’ Choice (Escolhas dos Viajantes) e passou a eleger os melhores nomes do setor baseado nas classificações de seus inscritos. Conforme a plataforma foi ampliando sua base de usuários globais e recebendo mais avaliações, o ranking virou uma espécie de termômetro sobre a popularidade das empresas aéreas e o engajamento de seus clientes. O prêmio, no entanto, tem critérios subjetivos.

Nos últimos 12 meses, a Azul recebeu 16.021 avaliações no Tripadvisor, sendo 9.234 delas com classificação “Excelente” (57,6% do total). A Emirates Airline, décima colocada na lista das melhores companhias do mundo de 2020, teve 61.399 avaliações, com 35.559 comentários “Excelente” (57,9%). A empresa de Dubai, por outro lado, teve 3.679 de avaliações (5%) registradas como “Horrível”, contra 401 qualificações (2%) negativas da companhia brasileira.

No “Oscar da Aviação”, a atual melhor empresa aérea do mundo é a Qatar Airways (Qatar)

Considerado o “Oscar da Aviação”, o World Airline Awards promovido pela consultoria britânica Skytrax usa uma metodologia de pesquisa considerada mais criteriosa e que hoje serve como referência no mercado.

Em vez de montar uma qualificação baseada em comentários e avaliações públicas, a Skytrax entrevista milhões de passageiros todos os anos (em 2019 ela entrevistou mais de 21,6 milhões de passageiros) e colhe relatos de viajantes de mais de 100 nacionalidades que avaliam suas experiências voando em mais de 300 companhias aéreas no mundo todo.

No World Airline Awards de 2019, a Qatar Airways foi eleita a melhor empresa do mundo, enquanto a Azul apareceu na 50° colocação. Devido a pandemia da Covid-19, a Skytrax cancelou a premiação deste ano e o próximo campeão do “Oscar da Aviação” será conhecido apenas em 2021.

Veja mais: Companhia aérea da Índia recebe raro A321neo com cabine executiva

 

 

 

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