Paraguai recebe quatro A-29 Super Tucano de uma só vez
Aeronaves de treinamento avançado e apoio aéreo aproximado voaram para a capital Assunção na segunda-feira e fazem parte de encomenda de seis unidades assinada em 2024

Como era esperado, a Embraer realizou uma entrega em lote de quatro aeronaves A-29 Super Tucano para a Força Aérea Paraguaia nesta segunda-feira, 30.
As aeronaves de apoio aéreo aproximado e treinamento avançado voaram das instalações da fabricante no Brasil para a base aérea Silvio Pettirossi, próxima a capital Assunção.
Lá os A-29, pilotados por tripulantes paraguaios, foram recepcionados pelo presidente do Paraguai, Santiago Peña, e outras autoridades do governo.
“Os A-29 Super Tucanos, com tecnologia de ponta, aumentam nossa eficácia na execução de missões de vigilância do espaço aéreo e fornecem uma resposta oportuna aos desafios emergentes. Esse acréscimo à nossa frota de aeronaves representa a aquisição de defesa mais importante dos últimos 38 anos”, disse o General do Ar Júlio Fullaondo, Comandante da Força Aérea Paraguaia.

Compra ‘relâmpago’
A Embraer não revelou quando os dois A-29 restantes serão entregues, mas o curto tempo entre a assinatura do contrato de aquisição e a chegada dos quatro primeiros Super Tucanos (menos de um ano) teria sido possível em virtude de a empresa ter várias aeronaves de ‘cauda branca’.
São aviões que foram fabricados sem que houvesse um cliente para eles e que estavam armazenados à espera de um novo acordo de venda.
A Embraer não entregava um A-29 Super Tucano novo desde 2021 quando sua parceira Sierra Nevada enviou aeronaves do tipo para a Nigéria.
No ano passado, a fabricante conseguiu fechar vários contratos, incluindo o Uruguai, que adquiriu seis aeronaves, Portugal, primeiro cliente do A-29N (OTAN), com 12 unidades e mais dois clientes não revelados.

Um deles foi dito ser um país africano, que encomendou quatro Super Tucano, enquanto o outro fechou um pedido de seis aeronaves – acredita-se ser as Filipinas, que opera outros seis A-29.
O Panamá deverá ser o próximo cliente do avião de treinamento avançado e ataque leve. O governo do país da América Central revelou planos de adquirir quatro aviões em breve.